Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > Profiap: mestrandos realizam consultoria organizacional pública
Início do conteúdo da página
Pós-Graduação

Profiap: mestrandos realizam consultoria organizacional pública

Publicado: Quarta, 26 de Julho de 2017, 15h59

A UFTM integra a rede nacional do Profiap

Mestrandos prestaram consultoria organizacional na UFTM e  IFTM

O Mestrado Profissional em Administração Pública - Profiap na UFTM iniciou sua primeira turma em outubro de 2016. No projeto de intervenção organizacional das disciplinas de Gestão de Projetos Públicos e de Metodologia Científica, os mestrandos tiveram oportunidade de realizar uma consultoria organizacional, tanto na UFTM quanto no Instituto Federal do Triângulo Mineiro - IFTM, para analisar os processos públicos e propor melhorias a esses processos. Foram cinco grupos que analisaram os seguintes processos: apuração de responsabilidade para aplicação de sanções administrativas aos licitantes e contratados  na UFTM; fiscalização de contratos na UFTM; atendimento ambulatorial multiespecialidades de média complexidade no Ambulatório Central Maria da Glória do Hospital de Clínicas da UFTM; transportes na UFTM; e licitações públicas no âmbito do IFTM.

Os mestrandos contaram com o apoio das pró-reitorias, das chefias dos setores e dos professores das disciplinas no desenvolvimento dos projetos, e os resultados tanto para a sociedade quanto para a administração pública demonstram o comprometimento e a motivação dos mestrandos para a melhoria dos processos e serviços públicos.

O projeto interdisciplinar é apenas o início de um trabalho amplo e prático que sinaliza o interesse e compromisso da UFTM em servir à sociedade. Os mestrandos estão empenhados a desenvolverem propostas de intervenção organizacional em suas dissertações que proporcionarão resultados significativos para a administração pública e, consequentemente, para a sociedade.

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação reconhece a importância desta atividade, uma vez que os resultados demonstram que o Profiap caminha para cumprir com os seus objetivos, quais sejam: capacitar profissionais para o exercício da prática administrativa avançada nas organizações públicas; contribuir para aumentar a produtividade e a efetividade das organizações públicas; e disponibilizar instrumentos, modelos e metodologias que sirvam de referência para a melhoria da gestão pública, afirma a professora Darlene Mara dos Santos Tavares, pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação.

Profiap

O Profiap é um programa de pós-graduação stricto sensu em Administração Pública, reconhecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal  de Nível Superior - Capes do Ministério da Educação. Sua proposta é formar profissionais com nítido entendimento do papel do Estado no Brasil, do exercício da cidadania e preocupados com as questões éticas, sociais e ambientais que subsidiarão as políticas públicas que impactam a sociedade. É um mestrado com oferta nacional simultânea, e a UFTM é uma das instituições de Ensino Superior  que integram a Rede Nacional do Profiap denominadas Instituições Associadas, responsáveis pela execução do curso.

Fotos: Divulgação

 

0
0
0
s2sdefault
registrado em:
Assunto(s): Pós-Graduação , Profiap
Fim do conteúdo da página