Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > Curso de inverno da residência multiprofissional foi sobre envelhecimento
Curso de Inverno

Curso de inverno da residência multiprofissional foi sobre envelhecimento

Publicado: Quinta, 10 de Agosto de 2017, 05h28

Alunos de graduação e pós-graduação tiveram a última aula do curso de inverno “Discutindo o envelhecimento: uma visão multiprofissional”, organizado pela Residência Multiprofissional em Saúde da UFTM. Foram três dias de capacitação, treinamento e qualificação profissional.

Nas aulas foram discutidos temas variados como sexualidade, Climatério, Incontinência Urinária, problemas com medicamentos e vacinação, quedas, fraturas, fragilidade, depressão, insônia, demência, nutrição e maus tratos ao idoso.

Simone dos Santos é enfermeira e aluna da Residência Multiprofissional em saúde do idoso na UFTM. Ela explicou que há profissionais nas unidades básicas de saúde que não conhecem as peculiaridades do idoso e entendem erroneamente que é uma continuidade da fase adulta. “Queremos aproveitar os alunos da graduação e da pós-graduação para explicar essas peculiaridades, porque é diferente o processo do envelhecimento. Não é só remédio, não é só demência, mas envolve fatores sociais, espirituais também na atenção à saúde do idoso. Achamos importante levar esse conhecimento para os alunos para que tenham melhor atenção enquanto profissionais quando forem para a rede”, explicou.

O curso também chamou a atenção de quem não é da área de saúde. Gabriele Alves é aluna do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da UFTM.  “O curso de inverno é de uma área diferente da minha, no caso a minha área é educação. Eu vi o edital e quis fazer porque achei muito interessante. Foi para agregar conhecimento. Já que a população está mudando o perfil, há muito mais idosos hoje em dia e a expectativa de vida aumentou, então eu acho importante prestarmos mais atenção a essa realidade”, concluiu.

Foto: Marco Clemente/UFTM