Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > Alunos de escola municipal de Iturama observam aves urbanas em projeto de extensão da UFTM
Extensão Universitária

Publicado: Segunda, 21 de Agosto de 2017, 07h13

Os alunos dos anos iniciais do ensino fundamental da Escola Municipal Dalva Barbosa Garrido, de Iturama, reiniciaram em agosto as atividades do projeto de extensão universitária Aves Urbanas. No projeto de educação ambiental, eles realizam trabalho de campo para observação das aves nas áreas verdes urbanas, constroem lista de espécies, desenham as aves observadas, fazem pesquisa no laboratório de informática da UFTM e apresentam suas pesquisas na escola. Os estudantes aprendem o conhecimento científico de acordo com a faixa etária e a escolaridade. “Tão importante quanto aprender conhecimentos científicos é saber como os cientistas trabalham”, afirmou a professora Inês Mendes Pinto, do curso de licenciatura em Ciências Biológicas, coordenadora do projeto, que já foi desenvolvido em outras instituições para alunos dos anos finais do ensino fundamental e também para idosos.

"Entre os relatos que recebi dos alunos do 5º ano, ouvi que descobriram que o tucano comia ovos de outras aves. Um deles também observou que a arara-canindé faz ninho no buriti e, a partir de então, ele refletiu que se cortarem as árvores, estas aves podem desaparecer”, contou Inês.

Arara-canindé fotografada pelos observadores em Iturama

Foi explicado aos estudantes que desmatamentos atuais de áreas de vegetação promovem a fragmentação e o desequilíbrio ecológico em ecossistemas naturais. Alguns animais migram para pequenas áreas de vegetação nos centros urbanos em busca de alimentação e abrigo, onde se reproduzem formando populações e comunidades. As aves são um grupo indicador em estudos de monitoramento ambiental, especialmente em avaliações de impactos sobre a biodiversidade, sendo a proteção das aves urbanas, atualmente, de grande importância na preservação de algumas espécies. “A observação de aves urbanas é um tema adequado para educação ambiental, conhecer as espécies que habitam os mesmos ambientes que nós habitamos nos faz sentir parte do ecossistema”, explicou a professora.

O projeto também visa à interação entre professores em exercício e professores em formação. “Pode resultar em significativas aprendizagens, quando associa experiências profissionais às inovações pedagógicas. Os alunos das escolas públicas são monitorados por licenciandos da área específica de Ciências Biológicas e se estabelece um vínculo entre escola, comunidade e universidade”, concluiu a coordenadora do projeto.

Fotos: Divulgação/UFTM