Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > Associados do UTC aprovam doação de área para UFTM em assembleia
Ampliações

Associados do UTC aprovam doação de área para UFTM em assembleia

Publicado: Sábado, 26 de Agosto de 2017, 13h23

Associados aprovaram doação da área em reunião realizada na manhã deste sábado, 26, nas dependências do UTC (Fotos: Rúbio Marra)

Em uma assembleia realizada no fim da manhã deste sábado, 26, nas dependências do Uberaba Tênis Clube – UTC, foi aprovada a doação de parte do imóvel para a UFTM. A proposta é que na área doada sejam construídas novas instalações do Hospital de Clínicas da UFTM, ampliando assim o atendimento à comunidade. A reunião foi acompanhada pela reitora da Universidade, Ana Lúcia de Assis Simões, por membros da Reitoria e direção do HC-UFTM que apresentaram aos associados o projeto que será desenvolvido.

Há cerca de dez anos a Universidade, ao constatar a situação do clube, que se encontrava fechado e com o patrimônio dilapidado, apresentou a solicitação de doação da área para a expansão do HC-UFTM e assim das atividades ali realizadas.  Desde então, foram realizadas várias tentativas de negociação, mas infelizmente nada havia prosperado até o momento. Após uma ação do Governo do Estado de Minas Gerais, foi decidido pela realização da assembleia que culminou na aprovação da doação da área para a UFTM. “Quando assumimos a gestão, nós demos continuidade a um trabalho que havia sido iniciado anteriormente. Entendemos que esta área é um espaço privilegiado para a expansão do Hospital de Clínicas  tendo em vista  todo o complexo instalado aqui na região, a infraestrutura física e tecnológica para assistência à saúde. Entendemos que este espaço atende às necessidades do hospital para um horizonte de 30, 40, quiçá  50 anos. Não medimos esforços para continuar o trabalho de negociação que resultou nesta assembleia e felizmente os associados foram sensíveis, tiveram bom senso, entenderam o valor social e humanitário deste ato”, acrescentou a reitora da UFTM.

Reitora da UFTM, Ana Lúcia de Assis Simões apresentou o projeto aos associados durante a assembleia

De acordo com o presidente do UTC, José Natale de Oliveira, após a decisão da doação, haverá o processo de transição que será definido em conjunto com a Universidade e com o apoio do governo do estado. “Agora nossa comissão do Uberaba Tênis Clube irá se reunir com a UFTM para discutir as regras dessa transição. O importante é que ficasse decidido, neste primeiro momento, se o associado decidiria doar ou não. Decidiu-se pela doação. Daqui pra frente são as regras de transição que têm que contar com o apoio do governo de Minas Gerais. A maioria prevaleceu pela doação da área para a Universidade”, destacou o presidente do UTC.

Área doada e projetos futuros

A área doada é referente a cerca de um terço do total do terreno do Uberaba Tênis Clube e corresponde ao espaço físico do imóvel que não está edificado. “Toda esta parte que é edificada continua sendo do Uberaba Tênis Clube. Cerca de um terço de todo o total do terreno aqui do UTC é a área que vai ser então doada à Universidade Federal do Triângulo Mineiro para construção de um novo hospital e a ampliação dos nossos serviços de atendimento à população”, esclareceu a Reitora.

De acordo com a reitora da UFTM, o projeto inicial da ampliação do HC-UFTM prevê uma duplicação da estrutura de atendimento. Atualmente, o Hospital de Clínicas disponibiliza cerca de 300 leitos hospitalares, atendimento ambulatorial e de alta complexidade. “Com a constituição desse novo Hospital, a nossa proposta é que tão logo a obra esteja pronta inicialmente dobrar esse atendimento. Então para população isso é um ganho inestimável tendo em vista que as necessidades de saúde são crescentes. Esse é um projeto que nós defendemos arduamente e não medimos esforços para chegar neste resultado”, acrescentou Ana Lúcia.

Agora com a doação da área aprovada será realizado um trabalho em conjunto entre UFTM, UTC e Governo de Minas referente à documentação do espaço. A equipe da UFTM dará andamento às ações de captação de recursos junto ao governo federal e outros órgãos que possam colaborar com o projeto. Em relação aos recursos financeiros para a construção do hospital, também será realizado trabalho junto aos parlamentares da região na tentativa de garantir recursos por meio de emendas parlamentares. A equipe técnica da Universidade iniciará os trabalhos referentes ao terreno para elaboração dos projetos estruturais e de construção da ampliação do Hospital. “O dia de hoje é histórico para a Universidade Federal do Triângulo Mineiro e para Uberaba, especialmente para toda a população que busca por nossos serviços de atendimento à saúde”, finalizou a reitora da UFTM.

* Fotos cedidas por Rúbio Marra a UFTM