Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > UFTM capacita instrutores para implantação do SEI

UFTM capacita instrutores para implantação do SEI

Publicado: Quarta, 30 de Agosto de 2017, 09h47

Entre os dias 29 de agosto e 1º de setembro, acontece o treinamento de instrutores internos que auxiliarão na implantação do Sistema Eletrônico de Informações - SEI na UFTM, ministrado pelos servidores da Universidade de Brasília - UnB, Rodrigo de Freitas Nogueira, coordenador Geral do Arquivo Central,  e Edmilson Cosme da Silva, analista de TI.

Serão capacitados cerca de 20 instrutores internos indicados pelas unidades e previamente selecionados de acordo com critérios técnicos. Esses instrutores serão responsáveis pelo treinamento de multiplicadores e pela realização de suporte na utilização do Sistema.

De acordo com Rodrigo, o processo de implantação do Sistema Eletrônico de Informações traz inúmeros benefícios, como a agilidade e redução de custos, mas exige a superação de desafios, como a mudança do paradigma do papel. Daí a importância de ações de treinamento como a que está sendo realizada, na qual as principais dúvidas e questionamentos referentes ao processo são esclarecidas.

Para Juciane Teixeira Silva, integrante da equipe de coordenação do Projeto de Implantação do SEI na UFTM, o treinamento consiste em um marco para a disseminação da operacionalização do sistema, tendo em vista, especialmente, a proximidade da conclusão do processo de implantação do Sistema na Universidade. Juciane ressalta que a efetivação do SEI passa por ações como esta, que se pautam na valorização do capital humano da Instituição.

O SEI é um sistema de produção, edição, assinatura e tramitação de documentos, cedido a instituições federais pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região - TRF4. O Sistema foi definido pelo Ministério da Educação - MEC como alternativa para o atendimento ao Decreto nº 8539/2015, que dispõe sobre o uso do meio eletrônico para a realização do processo administrativo no âmbito dos órgãos e das entidades da administração pública federal direta, autárquica e fundacional. Em atendimento ao Decreto, os processos da UFTM passarão a tramitar exclusivamente pelo meio eletrônico a partir do dia 2 de outubro.

Mais informações em www.uftm.edu.br/sei

Fotos: Marco Clemente/UFTM