Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > Dois trabalhos da UFTM foram selecionados para o Inova Fapemig
Ciência, Inovação e Tecnologia

Dois trabalhos da UFTM foram selecionados para o Inova Fapemig

Publicado: Quarta, 20 de Setembro de 2017, 05h23

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais – Fapemig selecionou, dentre os 140 trabalhos inscritos na Mostra Inova Fapemig 2017, os 40 melhores trabalhos para apresentação à população com investimentos feitos em pesquisa científica e tecnológica no estado. Dois trabalhos da Universidade Federal do Triângulo Mineiro foram selecionados, sendo ambos da disciplina de Patologia Geral. O evento foi realizado nos dias 15, 16 e 17 de setembro, em Belo Horizonte-BH no Circuito liberdade.

A Mostra Inova Minas Fapemig busca divulgar os projetos realizados pelas universidades, centros de pesquisa e empresas para o desenvolvimento da Ciência, Tecnologia e Inovação no Estado de Minas Gerais. E são apresentados os melhores trabalhos realizados ou em fase de desenvolvimento no estado de Minas Gerais. Esses projetos foram escolhidos com base em solucionar problemas do cotidiano, melhora da qualidade de vida, gerar renda e riquezas, empregos novos e tradicionais, no contexto da nova economia.

Trabalhos da UFTM

Um dos trabalhos da UFTM selecionados, sob a orientação da professora Ana Paula Espindula, do Programa de Pós Graduação em Ciências da Saúde, e do professor Vicente de Paula Antunes, da disciplina de Patologia Geral, foi intitulado “Equoterapia e idosos: Análise da Frequência Cardíaca, Pressão Arterial, Oxigenação Sanguínea e Ativação Muscular em Praticantes Idosos de Equoterapia”.

De acordo com Ana Paula, as pesquisas na área de Equoterapia envolvendo os processos Patológicos Gerais na UFTM são realizadas desde o ano de 2006, iniciadas com a coordenação do professor Vicente em parceria com o Centro de Equoterapia da APAE de Uberaba. “Já apresentamos vários trabalhos no exterior e em vários estados do Brasil. A equipe está se destacando como referência nacional em ensino, pesquisa e extensão quanto ao estudo dos Processos Patológicos Gerais atendidos na Equoterapia, com várias publicações de artigos, capítulos de livros, desenvolvimento de iniciações científicas, projetos de extensão e teses de Mestrado, Doutorado e Pós-doutorado.”

O segundo trabalho selecionado para Mostra é um projeto sob a orientação da bióloga da Disciplina de Patologia Geral e professora do Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde da UFTM, Mara Lúcia da Fonseca Ferraz, intitulado, “Reflexões com estudantes sobre a sexualidade: as doenças sexualmente transmissíveis (DST) e a gravidez responsável”. As pesquisas na área de sexualidade que envolvem a participação de escolas de Uberaba e região são realizadas desde o ano de 1990, em parceria com a Disciplina de Patologia Geral da UFTM. Elas são destaques no âmbito regional e nacional com vários trabalhos desenvolvidos, como artigos científicos e publicações na área.

“Este projeto conta com uma equipe multidisciplinar que é considerada referência regional e nacional em ensino, pesquisa e extensão na temática da sexualidade. O projeto foi classificado como um dos melhores trabalhos apresentados em 2013 na XXII Jornada de Iniciação Científica e em 2016 no evento Jornada Integrada de Ensino, Pesquisa e Extensão (JIEPE) da UFTM, sendo também selecionado para representar esta Universidade na 69a Reunião Anual da SBPC- Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, em julho de 2017, em Belo Horizonte-MG”, afirmou a professora Mara.

Os vídeos de divulgação dos trabalhos apresentados no Inova Fapemig encontram-se disponíveis aqui.