Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > Projeto para qualificar processo avaliativo de estudantes da área da saúde apresenta resultados
Início do conteúdo da página
Avaliação

Projeto para qualificar processo avaliativo de estudantes da área da saúde apresenta resultados

Publicado: Quarta, 06 de Abril de 2022, 15h09

 

Na última segunda-feira, 4 de abril de 2022, cerca de um ano após a divulgação da participação da UFTM no Projeto de Ensino “Avaliação da competência profissional na saúde: o próximo passo”, foram apresentados os resultados do projeto na UFTM, sob a coordenação do Núcleo de Estudos e Análises/ Desenvolvimento Docente para o Ensino na Área da Saúde do Instituto de Ciências da Saúde - NEA/DEAS/ICS.

O evento contou com a participação da coordenadora geral do projeto, professora  Mariana Kiomy Osako, docente dos cursos de Medicina, Ciências Biomédicas, Fisioterapia e Terapia Ocupacional e coordenadora do Centro de Avaliação do Ensino em Graduação  - CAEG da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - FMRP/USP; e da vice-coordenadora, professora Elen Almeida Romão, docente do curso de Medicina e vice-coordenadora do CAEG da FMRP-USP.

À esquerda, professora Mariana Kiomy Osako; à direita, professora Elen Almeida Romão

 

Da esq. à direita: professoras Luciana  de Almeida S. Teixeira (NEA/DEAS - UFTM), Mariana (USP), Elen (USP) e Andrea L. P. Gasparini, diretora do ICS/UFTM

 

Ao longo do projeto, foram capacitados 65 profissionais, entre docentes e preceptores dos cursos da área da saúde do ICS/UFTM, em pelo menos uma das oficinas ofertadas pelo Centro de Desenvolvimento Docente para o Ensino  - CDDE da FMRP/USP, instituição líder, junto à instituição parceira, Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto - FAMERP, em temas relacionados à avaliação dos estudantes das profissões da saúde.

Entre dezembro de 2021 e 1º de abril de 2022, todos os sete cursos do ICS realizaram uma avaliação de habilidades “piloto”, com a aplicação dos conhecimentos adquiridos sobre o OSCE (Objective Structured Clinical Examination = exame estruturado de habilidades profissionais). Essas intervenções avaliativas, segundo os organizadores,  foram percebidas como muito positivas tanto pelos docentes quanto pelos estudantes que vivenciaram o processo.

“No evento, ficou evidente que os esforços do grupo já se traduzem em impactos positivos e significativos para o ensino, pois as avaliações em cenários de prática suscitaram reflexões preciosas para a gestão do curso e os alunos reconheceram a importância desse tipo de avaliação em sua formação”, afirmou a professora Mariana.

 

Conforme a coordenadora do NEA/DEAS e líder do projeto na UFTM, professora Luciana de Almeida Silva Teixeira, "o NEA/DEAS/ICS foi criado na perspectiva do provérbio africano: 'se quiser ir rápido, vá sozinho, se quiser ir longe, vá acompanhado'. Nós queremos ir longe e em grupo, qualificando de forma colaborativa os cursos vinculados ao ICS", destacou. 

A atividade desenvolvida no projeto, segundo a professora Andrea Licre Pessina Gasparini, diretora do ICS, está propiciando aos cursos da saúde ICS/UFTM a oportunidade de aquisição de habilidades importantes para avaliação das competências profissionais inerentes à formação discente. "Percebemos a relevância da percepção de outras habilidades necessárias na formação de estudantes da saúde com  reflexo futuro na entrega à comunidade civil de profissionais qualificados para além do conhecimento de conteúdo da formação", concluiu.

Pela avaliação dos participantes, o encontro para a socialização dos resultados dos OSCE da UFTM foi muito rico, permitindo refletir sobre a potência do trabalho em equipe no ICS. Como continuidade, os líderes das intervenções estão se movimentando para discutir a incorporação dessa experiência em componentes curriculares dos sete cursos (Nutrição, Medicina, Enfermagem, Educação Física, Fisioterapia, Terapia Ocupacional e Biomedicina).

Fotos: Luís Adolfo/UFTM

 

0
0
0
s2sdefault
registrado em:
Assunto(s): Avaliação , NEA/DEAS/ICS , Saúde ,
Fim do conteúdo da página