Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > UFTM se manifesta quanto à ocupação e ao bloqueio de unidades acadêmicas
Início do conteúdo da página
nota oficial

UFTM se manifesta quanto à ocupação e ao bloqueio de unidades acadêmicas

Publicado: Sexta, 09 de Dezembro de 2022, 16h54

A Gestão da UFTM vem a público lamentar o atual cenário e os respectivos desdobramentos que impactam diretamente as atividades de ensino, pesquisa, extensão e administrativas da Instituição. A gestão ressalta que, desde que foi constatado bloqueio financeiro e orçamentário, tem realizado esforços junto à ANDIFES e ao MEC para reverter a atual situação e evitar atrasos no pagamento de bolsas e auxílios estudantis, assim como manter em dia o pagamento de despesas da Instituição. 

As atualizações sobre o tema são sempre divulgadas no Portal da Instituição e informadas para as unidades acadêmicas e gestores de programas de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidos na UFTM. 

Diante da atual situação, cabe esclarecer que a Gestão da UFTM sempre esteve aberta para receber os estudantes e ouvir suas reinvindicações. No entanto, a ocupação dos espaços e bloqueio do acesso à comunidade para realização das atividades de ensino, pesquisa, extensão e administrativas causam prejuízos à universidade e à comunidade de forma geral. Nas unidades são desenvolvidas pesquisas, há o armazenamento de dados, necessidade de acompanhamento de aplicações de reagentes entre outras ações de ensino, além de atividades culturais que são desenvolvidas dentro de prazos estabelecidos. O bloqueio do acesso pode gerar prejuízos aos pesquisadores, aos resultados de suas pesquisas e, como consequência, à Educação, um dos pilares pelo qual a UFTM foi criada. 

Alunos que querem assistir às aulas devem ter o direito de ter acesso a sua formação. A comunidade que usufrui das instalações da UFTM em projetos de extensão não deve ter seu direito negado. Há o entendimento, por parte da gestão, de que as manifestações têm seu espaço, mas devem ser feitas de forma democrática e sem comprometer os direitos de outros. 

Nesse sentido, a Reitoria entende que o movimento estudantil luta pela melhoria das condições, mas que as ações devem ser realizadas por meio de diálogo e respeito à comunidade. Reitera-se a disponibilidade ao diálogo, aguardando ainda a desocupação das instalações da UFTM para que a rotina acadêmica seja reestabelecida. 

A UFTM informa que a gestão continua como interlocutora junto aos estudantes e aguarda o retorno das lideranças à mesa de diálogo permanente que, da parte da Reitoria, nunca foi fechada.

 

Notícias relacionadas:

MEC libera recursos para pagamento de assistência estudantil

Informe – Situação orçamentária UFTM



0
0
0
s2sdefault
registrado em:
Assunto(s): ocupação , UFTM , aulas , ensino , pesquisa , extensão ,
Fim do conteúdo da página