CONSULTA À COMUNIDADE 2023

Divulgado resultado do processo de consulta à Comunidade Universitária para escolha da nova Gestão da UFTM (2023-2027)

Publicado: Quinta, 23 de Março de 2023, 01h35

A Comissão do Processo de Consulta à Comunidade Universitária - PCCU para escolha do reitor(a) e vice-reitor(a) da Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM, Gestão 2023 -2027, divulgou nesta quinta-feira, 23 de março, o resultado da votação realizada via Sistema Helios Voting.

A apuração foi transmitida pelo SEMEC TV Onda pelo link:https://www.youtube.com/watch?v=HtNmszhW1q8 . O relatório com os dados da votação pode ser consultado na página da comissão www.uftm.edu.br/consulta2023 na aba “Informes”.

De acordo com o relatório divulgado pela comissão, os vencedores do processo de consulta são da Chapa “Integração: novos tempos na UFTM” , composta pelas professoras Marinalva Vieira Barbosa e Meire Soares de Ataíde. A chapa vencedora recebeu  33,35 % votos, enquanto a concorrente recebeu 29,66 % por cento dos votos. O processo teve 1,22 % votos em branco.

Professora Marinalva e professora Meire - Chapa Integração: novos tempos na UFTM.
*Imagem retirada das páginas oficiais das candidatas.

* Sobre as candidatas escolhidas – Chapa “Integração: novos tempos na UFTM”:

A professora Marinalva Vieira Barbosa, escolhida como reitora no processo de consulta à comunidade universitária da Universidade Federal do Triângulo Mineiro  -UFTM, é graduada em Letras (1999) pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR). É mestra e doutora em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), com estágio de doutorado no Laboratorio ICAR (Interactions, Corpus, Apprentissages, Représentations), ligado à Université Lyon 2 e à École Normale Supérieure de Sciences Humaines et Lettres de Lyon (LENS-LSH). Realizou pós-doutorado na Faculdade de Educação da Unicamp (2009).

Professora associada III do Departamento de Linguística e Língua Portuguesa da UFTM, também foi coordenadora institucional do Programa Institucional de Iniciação à Docência – Pibid/UFTM, no período de 2011 a 2015, e diretora do Instituto de Educação, Artes, Letras, Ciências Humanas e Sociais IELACHS/UFTM no período de 2015 a 2019. Desde 2021 é coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE/UFTM,

É autora do livro O discurso emotivo nas interações em sala de aula (Editora Annablume, 2010), resultado da tese de doutorado e publicado com o financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - FAPESP por ter sido considerada uma pesquisa inovadora para a área do discurso e ensino. Organizou também vários outros livros, com pesquisas empreendidas nas áreas de leitura, escrita, ensino de língua portuguesa e formação de professores.

É membro da Comissão Científica para implantação do curso de doutorado em Ciências da Educação do Instituto Superior de Ciências da Educação do Cuanza Sul (ISCED) em Angola – curso aprovado por meio de edital de financiamento da União Europeia. É docente permanente do programa Pós-Graduação em Educação e do mestrado profissional em Letras (Profletras) da UFTM. É líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Análise do Discurso, Leitura e Escrita - GEPADLE registrado junto ao CNPq.

A professora Meire Soares de Ataíde, escolhida como vice-reitora no processo de consulta à comunidade universitária da UFTM, é médica, dermatologista da UFTM por concurso público desde 1995. É professora adjunta da disciplina de Dermatologia, do Departamento de Clínica Médica do Instituto de Ciências da Saúde - ICS desde 2013. É coordenadora e supervisora do Programa de Residência Médica em Dermatologia da UFTM, coordenadora da pós-graduação lato sensu, da Comissão de Residência Médica - COREME da UFTM.

É representante da Comissão Estadual de Residência Médica - CEREM e da Comissão Nacional de Residência Médica – CNRM na UFTM.  É coordenadora do Departamento de Clínica Médica da UFTM, preceptora e supervisora de vários programas de residência com capacitação pelo Ministério da Saúde, PROADI SUS, Hospital Alemão Oswaldo Cruz, rede EBSERH Universidade Federal do Rio Grande do Norte e Royal College (Canadá). Também é membro da Comissão de Ensino da Sociedade Brasileira de Dermatologia e vistoriadora de programas de residência médica em todo território nacional.

Graduou-se também em História, terceira turma de 2013, pela UFTM, levada pela identificação e apreço ao conhecimento nesta área.

Próximas etapas do cronograma

De acordo com a Comissão, após a divulgação do resultado, haverá o prazo de 24 horas para recursos. Após esse prazo, a Comissão terá até o dia 28 de março de 2023 para enviar os dados e o resultado do processo para a Reitoria da UFTM.

* Com informações do Programa de Trabalho da chapa “Integração: novos tempos na UFTM”