Restaurante Universitário

UFTM inaugura Restaurante Universitário no Centro Educacional, no bairro Abadia

Publicado: Segunda, 29 de Maio de 2023, 17h28

Com capacidade para 350 pessoas, nesta segunda-feira, 29 de maio de 2023, às 16h, foi inaugurado o Restaurante Universitário da Unidade Abadia, no 2º andar do prédio anexo ao Centro de Pesquisas Prof. Aluízio Rosa Prata, na Rua Vigário Carlos, nº 100, Bairro Nossa Senhora da Abadia, junto ao Centro Educacional da UFTM, com expectativa de início de atendimento para o início do mês de junho.

Com subsídios do Plano Nacional de Assistência Estudantil - PNAES para discentes de graduação, que são o público do programa; da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica - SETEC, que contempla discentes dos cursos técnicos do Centro de Educação Profissional - CEFORES; e complemento de orçamento geral da Universidade (receita própria), as refeições terão o custo de R$6,50 para estudantes dos cursos do CEFORES e de cursos de graduação presenciais. Para demais segmentos, o valor será de R$ 10,96.

Conforme a Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis – PROACE, a cozinha e a lavanderia foram montadas com equipamentos de produção industrial de alta qualidade e tecnologia. Possui, próximo aos caixas para vendas dos tíquetes, banheiros, lavatórios para higienização das mãos e pias para higienização de canecas, contando ainda com caixa rebaixado e banheiros para cadeirantes.

Conforme a Pró-Reitoria de Administração – PROAD, em 2022, R$ 314.226,52 foram destinados especificamente para a implantação desse RU, sendo oriundos de Emenda Parlamentar Individual nº 39900003, do ex-deputado Franco Cartafina, o montante de R$300.000,00 (utilizados R$ 299.979,52) e R$14.247,00 complementados pela própria UFTM, com despesas de custeio e investimentos.

Para a pró-reitora de Assuntos Comunitários e Estudantis, professora Sandra Eleutério Campos Martins, a implantação e implementação do Restaurante Universitário na Unidade Abadia da UFTM é uma das conquistas mais importantes de sua atuação à frente da PROACE. “Desde que a obra do edifício, com o espaço destinado a esse fim, foi concluída, em fevereiro de 2017, temos buscado alternativas para a aquisição dos equipamentos, diante de uma redução e cortes orçamentários que datam ainda de 2014, os quais não nos permitiram fazer esse investimento com os recursos previstos nas LOAs de todos esses anos. Alguns fracassos não nos deixaram desistir, até que, em 2022, conseguimos com o então deputado federal Franco Cartafina, a quem endereço minha gratidão, a destinação de recursos, por meio de uma emenda parlamentar, para a aquisição dos equipamentos. Os recursos não foram suficientes e a UFTM, num esforço significativo, completou os recursos que faltavam. Não poderia deixar de dizer que a entrega desse restaurante para a comunidade da UFTM resultou do esforço coletivo de muitos setores e servidores dessa instituição, que não mediram esforços para que ele se tornasse uma realidade. Assim, quero expressar meus agradecimentos aos servidores da PROACE, Prefeitura Universitária, Compras, Almoxarifado, Serralheria, Licitações, Engenharia e, em especial, aos professores Carlo e Jeffer, da PROPPG, que muito se envolveram e nos ajudaram na compra dos equipamentos. Esse restaurante significa a oferta de uma alimentação de qualidade, balanceada, nutritiva e a custos mais baixos a toda comunidade acadêmica, em especial aos estudantes, o que certamente impactará em seu desempenho acadêmico e, em consequência, na conclusão exitosa de seus cursos. Assim, ao final de nossa gestão, deixo a PROACE com alegria e com a sensação de dever cumprido”, pontuou a professora Sandra.

Para o reitor da UFTM, professor Luiz Fernando Resende dos Santos Anjo, a inauguração da unidade trará grande impacto e benefícios para a comunidade acadêmica. “Encerramos nossa gestão atendendo uma reivindicação da comunidade que era ter esse espaço no bairro Abadia. Estamos inaugurando um local muito importante que proporcionará alimentação de qualidade e com preço reduzido para atender à comunidade acadêmica e também a nossos docentes e discentes. Agradeço a todos os servidores e aqueles que se empenharam em buscar recursos para essa obra e poder atender a comunidade universitária”, destacou o reitor.

O RU Unidade Abadia, que está localizado no 2º andar do CE, em espaço acima da cantina, atenderá, assim como no RU da Univerdecidade, de segunda a sexta-feira, das 11h às 14h, para o almoço; e das 18h às 19h30, para o jantar. A venda de tíquetes será das 9h30 às 14h e das 17h às 19h30.

Fotos: Luís Adolfo Fonseca Júnior/ UFTM