participação UFTM

Publicado: Sexta, 07 de Junho de 2024, 11h05

A Universidade Tecnológica Federal do Paraná, campus de Dois Vizinhos, recebe de 3 a 8 junho o II Seminário Socioambiental Angola Brasil: educação, meio ambiente, tecnologias e saúde. Para esta edição do evento, idealizado pela cooperação internacional entre a UTFPR e a Universidade do Namibe (UNINBE), uma delegação de 12 docentes e dirigentes de 3 instituições de ensino superior angolanas deslocou-se de Angola até o Paraná para debater a temática da educação ambiental face às mudanças climáticas com os participantes de instituições nacionais, de todas as regiões do Brasil, associados à Rede Internacional de Extensão Universitária (UFBA, UFTM, USP, UEMS, UENF, IFRJ).

A cerimônia de abertura foi conduzida pela coordenadora do Seminário, Profa Dra. Anelize Queiroz Amaral, pelo Pró-reitor de Graduação e Educação Profissional da UTFPR, Prof. Dr. Jean-Marc Stéphane Lafay, representando a reitoria, que, ao lado do diretor geral em exercício do campus de Dois Vizinhos, Prof. Dr. Vicente de Paulo Macedo, deram as boas-vindas aos convidados nacionais e estrangeiros. Os gestores salientaram em seus discursos a importância de eventos dessa magnitude, de apoiar as metas do desenvolvimento sustentável (ODS) e da pesquisa e extensão universitária no enfrentamento das mudanças climáticas.

A noite foi marcada ainda por apresentações culturais tradicionais da região e do país, mesas redondas sobre extensão internacional em rede e pela assinatura de diversos protocolos de cooperação internacional entre a UTFPR e as instituições angolanas presentes (UNINBE, ISCED, ISPCS).

O reitor da Universidade do Namibe, Prof. Dr. Alfredo Muacahila, os presidentes do Instituto Superior Politécnico do Cuanza Sul, Prof. Dr. Raimundo Kwaya, e do Instituto Superior de Ciências de Educação do Cuanza Sul, Prof. Dr. Augusto Fazenda, membros da delegação estrangeira, destacaram a relevância da cooperação transatlântica em extensão existente e a intenção do grupo de conhecer in loco as instalações de pesquisa e ensino e os projetos em curso no campus. O II Seminário Socioambiental Angola Brasil prossegue até a próxima sexta-feira. Na noite de 7 de junho, ocorrerá a palestra de encerramento, “Projetos Salas Verdes e lusofonia no enfrentamento de mudanças climáticas”, proferida pelo Diretor de Educação Ambiental e Cidadania do Ministério do Meio Ambiente e Mudanças do Clima, Prof. Dr. Marcos Sorrentino.

Para mais informações sobre o evento acesse o site Angola - Brasil 2024 (doity.com.br)

Conheça os integrantes da UFTM envolvidos na organização do evento:

- Daniel Fernando Bovolenta Ovigli (professor do ICENE e presidente da Comissão Científica do evento)
- Joyce Mara Gabriel Duarte (integrante da Comissão Científica)
- Karina Pereira (docente do ICS e membro da RIEU)
- Suraya Gomes Novais Shimano (docente do ICS e presidente da RIEU)

Durante o evento todos estiveram envolvidos em ministrar palestras, oficinas e integraram mesas-redondas, além de participarem de reuniões de parcerias interinstitucionais no âmbito da pesquisa em interface com a extensão.