Estudantes de medicina da UFTM realizam exame prático no Hospital de Clínicas

Publicado: Segunda, 24 de Junho de 2024, 18h21
Método de avaliação chamado de OSCE analisa habilidades clínicas e conhecimento teórico aplicado na prática.

Os acadêmicos do 5° e 6° ano (período de internato médico) do curso de Medicina da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), realizaram no último sábado (22), o Exame Clínico Objetivo Estruturado (OSCE - do inglês Objective Structured Clinical Examination). A prova contou com a participação de 94 alunos e 45 colaboradores da UFTM e do hospital (professores, preceptores e técnicos).

A avaliação, realizada no Ambulatório Maria da Glória do Hospital de Clínicas da UFTM, consistiu em simulações de atendimentos nas áreas: Psiquiatria (Dellirium) Cirurgia do Aparelho Digestivo (Colecistite), Emergências Pediátricas (Obstrução de Via Aérea), Mastologia (Exame físico de mamas) e Medicina Social (Dengue), observando o conhecimento dos alunos e a interação com os pacientes (atores ou bonecos) durante as consultas, com o objetivo de avaliar atitudes, competências, atividade profissional, habilidades e técnica.

Durante o OSCE, cada estação da prática é avaliada por docentes da UFTM e por médicos-preceptores do Hospital de Clínicas. Ao final de cada simulação, os estudantes recebem um retorno sobre os aspectos positivos e negativos da situação, bem como sugestões de melhoria.

O Hospital de Clínicas é parceiro do curso de Medicina na realização dessa prova prática, disponibilizando suporte de infraestrutura física e de profissionais diversos, incluindo médicos que auxiliam nas avaliações e técnicos administrativos que colaboram com a organização e recepção, além de participarem como atores nas estações simuladas.

Fonte https://www.gov.br/ebserh/pt-br/hospitais-universitarios/regiao-sudeste/hc-uftm/comunicacao/noticias/estudantes-de-medicina-da-uftm-realizam-exame-pratico-no-hospital-de-clinicas

Assunto(s): OSCE , medicina