Audiência pública

Audiência pública sobre experiência da UFV na venda de excedentes de projetos

Publicado: Terça, 25 de Junho de 2024, 13h17

Prof. Dr. Evandro Rodrigues de Faria

A UFTM realizou, nesta terça, 24 de junho de 2024, a terceira audiência pública do Ciclo de Audiências Públicas, com o tema "Alienação de Excedentes Gerados pelas Unidades de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação (Uepes): A Experiência da UFV". O evento contou com a presença do Prof. Dr. Evandro Rodrigues de Faria, Pró-Reitor de Planejamento e Orçamento da Universidade Federal de Viçosa (UFV). A UFV é referência nacional em boas práticas na área, e sua experiência foi considerada valiosa para a UFTM.

A Reitora da UFTM, professora Marinalva Vieira Barbosa, ressaltou a importância da realização de audiências públicas para a transparência e o diálogo com a comunidade. "As audiências públicas são momentos importantes para que a universidade preste contas à sociedade e para que possamos ouvir as demandas da comunidade", afirmou a Reitora. "A experiência da UFV na alienação de excedentes de projetos é um exemplo de como podemos gerar recursos para a universidade de forma eficiente e transparente, a partir das atividades de ensino, pesquisa, extensão e inovação", completou.

A experiência da UFV

A UFV possui um programa consolidado de gestão e alienaçãoee de produtos excedentes de projetos mediados pelas Uepes. O programa é gerido financeiramente pela Fundação Arthur Bernardes (Funarbe) que se responsabiliza por todo o processo, desde a coleta dos materiais até a venda. A experiência da UFV demonstra que a alienação de excedentes pode ser uma fonte importante de recursos para as universidades, desde que seja realizada de forma eficiente e transparente.

UFTM se prepara para desenvolver venda de excedentes

O professor Marcos Dionízio Moreira, Diretor da Divisão de Captação de Recursos da Pró-Reitoria de Planejamento, salienta que “a demanda por alienação de Excedentes tem sido tratada pela Dicar, já havendo uma minuta de resolução para a implementação na UFTM.”

“A UFTM tem muito a ganhar, nas áreas de ensino, pesquisa, extensão e inovação, implementando a comercialização dos produtos excedentes dos projetos, desenvolvendo um modelo autossustentável financeiramente, otimizando recursos para outras atividades”, destaca o Pró-Reitor de Planejamento da UFTM, professor Luiz Fernando Rodrigues.

O Ciclo de Audiências Públicas

O Ciclo de Audiências Públicas da UFTM teve início em 29 de abril de 2024, com uma discussão sobre o orçamento da universidade. A segunda audiência, realizada em 20 de maio de 2024, abordou o modelo de distribuição orçamentária para as universidades, conhecido como Matriz Andifes. As audiências públicas são gratuitas e abertas à comunidade.

Venha participar da próxima audiência!!!