Prêmio

Docente da UFTM é coautor de artigo científico premiado em Conferência Internacional de Engenharia Mecânica

Publicado: Quarta, 03 de Julho de 2024, 10h57

O artigo científico intitulado Kinematic Reliability of Manipulators Subjected to Clearances Using an Interval Approach, desenvolvido pelo professor Fabian Andres Lara Molina, do Departamento de Engenharia Mecânica da UFTM, em cooperação com os professores Rogério Sales Gonçalves, da Universidade Federal de Uberlândia, e o professor Marco Ceccarelli, da Universitá di Roma - Tor Vergata, foi premiado na modalidade The Gold Best Research Paper na Conferência 6th IFToMM Symposium on Mechanism Design for Robotics, realizada em Timişoara, Romênia, no dia 28 de junho de 2024.

O estudo desenvolvido neste artigo apresentou uma abordagem teórica inovadora que analisa falhas em mecanismos usados em braços robóticos. Esta abordagem poderá ser utilizada no projeto mecânico de máquinas e ferramentas com alta confiabilidade que podem ser potencialmente usados em aplicações médicas ou agrícolas.

A Conferência

O objetivo da Conferência é reunir pesquisadores, profissionais da indústria e estudantes de uma ampla gama de disciplinas relacionadas a mecanismos e robótica para compartilhar os mais recentes desenvolvimentos e discutir as direções para o futuro da pesquisa em mecanismos e robótica. A Conferência foi realizada em Timişoara, no Centro de Conferências e nos edifícios da Faculdade de Mecânica da Universidade Politehnica de Timişoara, Romênia, dando continuidade a uma série de simpósios iniciados no México em 2010, continuada na China em 2012, na Dinamarca em 2015, na Itália em 2018 e na França em 2021.

“Este reconhecimento demonstra a qualidade dos trabalhos de pesquisa realizados na Universidade Federal do Triângulo Mineiro e as parcerias com centros de pesquisa nacionais e internacionais”, comentou o professor Fabian Molina, do Departamento de Engenharia Mecânica, Instituto de Ciências Tecnológicas e Exatas (ICTE).