CONSU

CONSU atualiza Regimento Geral em reuniões históricas

Publicado: Quarta, 03 de Julho de 2024, 16h18

O Conselho Universitário da UFTM (Consu) realizou sessões históricas ocorridas em 12 de junho e em 1º de julho de 2024. A pauta envolveu a atualização do Regimento Geral da UFTM, com exigência de quórum qualificado (no mínimo 44 dos 66 membros) para realização das reuniões e, também, para aprovação de cada um dos pontos discutidos.

O Consu debateu temáticas que, há muitos anos, estavam pendentes na UFTM e, de forma participativa, aprovou, por unanimidade, a criação do Instituto de Ciências Agrárias, Exatas e Biológicas de Iturama e do Conselho de Assuntos Comunitários e Estudantis, além da inclusão do Cefores como unidade acadêmica especial, reestruturação e uniformização dos Conselhos Superiores. “As discussões foram muito proveitosas, com contribuições importantes dos conselheiros para atender aos anseios da nossa comunidade universitária, revisar o Regimento Geral é um ganho para toda nossa instituição”, salienta a Reitora, professora Marinalva Vieira Barbosa.

O campus de Iturama foi criado em março de 2015 e, desde então, funcionava em estrutura diferente da sede. Com a modificação, sua organização passará a ter nítidas atribuições administrativas e acadêmicas.

O Diretor Geral do Campus, professor Alexsander Seleguini, ressalta que “é uma busca do campus de Iturama e dos gestores, desde sua criação, termos estruturas análogas às da sede e com um número mais condizente de representantes nos conselhos superiores. A sensibilidade do Consu para a criação do instituto fortalece não só o campus Iturama, mas toda a instituição. É um reconhecimento da relevância do campus, de seus alunos, técnicos e professores.”

O Conselho de Assuntos Comunitários e Estudantis - Coace está previsto no Estatuto da UFTM desde 2013, mas ainda não estava normatizado no Regimento Geral. O Pró-Reitor de Assuntos Comunitários e Estudantis, professor Carlos Morais, destaca que “a PROACE agradece imensamente a generosidade dos membros do Conselho Universitário, que aprovaram a instituição do COACE. Esse novo conselho superior da UFTM será o fórum perfeito para as discussões dos temas mais importantes para o corpo discente e, dessa forma, é uma conquista muito valiosa do movimento estudantil e de toda a nossa comunidade.”

Além disso, o Centro de Educação Profissional - Cefores passa a integrar a estrutura da UFTM como unidade acadêmica especial. Segundo a Diretora do Centro, professora Teresinha das Graças Lima, “o fato de o Consu ter reconhecido, no Regimento Geral, o Cefores como unidade acadêmica especial é de extrema importância, tendo em vista suas particularidades acadêmicas e administrativas. É um passo importante para que toda a comunidade reconheça a importância e as contribuições do Cefores para o desenvolvimento da nossa UFTM e da formação técnica de alta qualidade para toda a região”.

“A uniformização da composição dos Conselhos, algumas correções e supressões se mostravam necessárias. Com o novo Regimento Geral,  temos maior clareza e adequação à realidade atual da universidade. Ele será publicado nos próximos dias, após os devidos ajustes”, esclarece o Pró-Reitor de Planejamento, professor Luiz Fernando Rodrigues.

A partir da publicação, todos os documentos institucionais, quando necessário, deverão ser adequados ao novo Regimento Geral, uma vez que ele é o documento orientador e hierarquicamente superior aos demais.