UFTM realiza o I Colóquio de Ensino e Pesquisa em Línguas Estrangeiras/Adicionais na próxima segunda-feira

Publicado: Quarta, 03 de Julho de 2024, 19h36
imagem sem descrição.

Na próxima segunda-feira (08/07), o Laboratório de Língua(gens), Interação e Discurso, a o Departamento de Línguas Estrangeiras (DLE) do Instituto de Educação, Letras, Artes, Ciências Humanas e Sociais (IELACHS) darão início ao I Colóquio de Ensino e Pesquisa em Língua Estrangeiras/Adicionais da UFTM. O evento ocorrerá no Auditório Safira, no subsolo do prédio da Reitoria da UFTM, localizado na Avenida Frei Paulino, 30, Abadia.

Com 2 encontros propostos – o primeiro dia 8 de julho e o segundo na segunda quinzena de setembro –, o Colóquio busca dar abertura à realização anual de um evento de Línguas Estrangeiras/Adicionais voltado para a formação profissional de professores e demais profissionais da área de ensino e pesquisa em línguas, a fim de fortalecer e consolidar a área de Línguas Estrangeiras/Adicionais em Uberaba e região. Ademais, segundo a coordenadora do evento, prof.ª Ana Amélia Calazans da Rosa, o colóquio visa também divulgar conhecimento acadêmico e prático na área de línguas estrangeiras/adicionais para as diversas áreas de formação superior e fomentar a colaboração internacional e o desenvolvimento profissional dos participantes, uma vez que o domínio da língua, principalmente uma estrangeira, agrega para a formação de profissionais das mais diversas áreas.

O Colóquio terá duração de 4 horas, das 15 às 19 horas, durante as quais serão apresentados editais para as diferentes iniciativas da Fulbright em parceria com a CAPES juntamente com a fala de dois bolsistas CAPES/Fulbright: Sara Gleason (University of Michigan – americana, bolsista Fulbright/CAPES na UFTM) e Matheus Vilela (University of Yale – brasileiro, bolsista Fulbright/CAPES que está de partida para trabalhar em Yale). Além dos Fulbrighters, contaremos com a presença de Mariana de Souza, professora de língua inglesa no ICBEU e Education USA Advisor. Prof. Mariana nos apresentará um pouco sobre as universidades americanas e as diversas oportunidade de estudo nos Estados Unidos.

As inscrições são gratuitas e estão separadas em dois formulários eletrônicos, um destinado ao público da UFTM e outro ao público externo. Aos interessados, as inscrições estarão abertas até o dia 08 de julho às 10h. Vale ressaltar que o número de vagas limita-se à capacidade do auditório.

Evento: I Colóquio de Ensino e Pesquisa em Línguas Estrangeiras/Adicionais
Onde: No Auditório Safira – subsolo do prédio da Reitoria da UFTM na Av. Frei Paulino, 30.
Dia: 08/julho/2024 – segunda-feira.
Horário: das 15h às 19h
Inscrições para comunidade externa à universidade: https://forms.gle/6yMCmvHhQRdDwL8A8
Inscrições para a comunidade com vínculo à UFTM: https://forms.gle/NvkCoYwePWXZWycF8
Importante: O evento será bilíngue (Português e Inglês).