Adoção e convivência familiar é tema de projeto de ensino contínuo na UFTM

Publicado: Terça, 30 de Julho de 2024, 07h16

O projeto de ensino “IV Ciclo de estudos- Adoção e convivência familiar”, coordenado pela professora Marta Farinelli, do Departamento de Serviço Social da UFTM, tem entrada aberta e contínua para estudantes de cursos de graduação, pós-graduação e profissionais interessados pela temática da adoção e convivência familiar e comunitária. Os participantes se reúnem toda segunda sexta-feira de cada mês, das 13h às 14h30 (próximas datas previstas para 2024: 9/8, 13/9, 11/10, 8/11 e 13/12).

O IV Ciclo de estudos - Adoção e convivência familiar é uma proposta realizada pelo Grupo de Estudos e Pesquisa em Adoção- GEPA. Este projeto visa fomentar discussões sobre temáticas relativas ao direito de convivência familiar e comunitária e a medida protetiva de adoção; e contribuir com a formação acadêmica de graduandos e com a formação continuada de profissionais que atuam e/ou se interessam por essas temáticas.

A adoção é considerada uma alternativa de proteção a crianças e adolescentes em situação de abandono, negligência, ou risco pessoal e social, em substituição às práticas de acolhimento em instituições, além de poder ser vista como uma forma de prover uma família à criança ou adolescente que não a possui, ou da qual teve que ser afastado como meio de proteção. Bem como se trata de uma medida judicial que visa assegurar o direito à convivência familiar e comunitária, preconizado pelo Estatuto da Criança e do Adolescente. “Neste sentido, é relevante promover espaços de estudos e debates sobre a adoção, convivência familiar e temáticas afins. A participação no projeto é uma oportunidade para os/as discentes se engajarem em atividades extracurriculares, que contribuam para sua formação. Desse modo, verifica-se a relevância e necessidade do cadastro dessa atividade, para formalizar e sistematizar as ações no âmbito do ensino. Ressalta-se ainda que a primeira edição desta proposta, realizada em 2021, foi avaliada de forma positiva pelos participantes, os quais manifestaram a expectativa de continuidade do projeto em 2022 e 2023”, comentou a coordenadora do projeto.

Durante os encontros mensais são utilizadas diferentes técnicas de “ensinagem” para a condução das discussões, como leitura de material suplementar (artigos, capítulos de livros, teses, entre outros), exposição de conteúdos, pesquisas e discussões com convidados que possuem conhecimento e experiência nas temáticas da adoção e acolhimento. Em cada encontro será apresentado e discutido um tema específico.

As pessoas que se interessarem em participar devem entrar em contato com a professora Marta pelo e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.