LIVRO

Professor da UFTM lança livro na UFMG, durante Reunião Brasileira de Antropologia

Publicado: Terça, 30 de Julho de 2024, 19h56

Capa do livro

A 34° Reunião Brasileira de Antropologia (34° RBA) com a temática "Territórios vivos, corpos plurais. Antropologia e saberes críticos", foi palco de lançamentos de livros. O professor Doutor Alberto Luiz Pereira da Costa Coordenador do Departamento de Educação em Ciências, Matemática e Tecnologias do Instituto de Ciências Exatas, Naturais e Educação da UFTM fez o lançamento no dia 24/07 às 18h:30 de seu novo livro intitulado "O Abandono da Educação do Campo no Brasil: pistas para uma Educação Matemática Descolonial" publicado pela editora: Kotter Editorial e lançado na Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG - Campus Pampulha em Belo Horizonte, MG.

Momento do Lançamento do Livro na UFMG.

O evento de Antropologia teve o intuito de trazer à tona de acordo com a 34° RBA:  "às diferentes lutas sociais e resistências em defesa da vida, dos territórios e dos corpos plurais diante dos contextos de crise e violências vividos e observados no Brasil e no mundo, na contemporaneidade". No momento do lançamento de livros ocorreu a programação cultural do 56° Festival de Inverno da UFMG.

Livro e marca página bordado pelo Coletivo Linhas do Horizonte, BH - MG.

O livro tem o Prefácio do Professor Doutor Dante Galeffi da UFBA – Campus de Salvador/Bahia, Posfácio da Professora Doutora Maria Raquel Miotto Morelatti da FCT/Unesp – Campus de Presidente Prudente, Orelha do livro escrita pelo Professor Doutor José Carlos Miguel da FCC/Unesp - Campus de Marília e Apresentação do Professor Doutor Francisco Cláudio Alves Marques da FCL/Unesp - Campus de Assis que aponta: O que era para ser uma investigação sobre a licenciatura da educação do campo, tratada com base na educação popular, tornou-se um estudo de relativa abrangência quando a complexidade da proposta exigiu que o autor adentrasse as veredas históricas da educação no Brasil. A constante busca por dados e fatos que dessem conta de percorrer, com uma visada crítica, os meandros históricos e filosóficos do ensino no Brasil, das escolas jesuíticas às atuais escolas do campo, norteou a trajetória do autor por diversas veredas epistemológicas que, de início, pareciam inconciliáveis, mas que, ao fim e ao cabo, acabaram convergindo para a comprovação das hipóteses e para o estabelecimento de algumas respostas às inquietações que se impuseram ao longo da pesquisa. Aliando espírito crítico e sensibilidade poética, o autor visitou poetas e filósofos para tratar de questões que relacionam educação, sociologia, ensino da matemática, política e resistência – resistência, aliás, por suas múltiplas faces.

A obra é uma reflexão antropológica, sociológica e Descolonial do Ensino de Matemática sobre as escolas do campo, a formação de professores e a investigação em universidade. O livro demonstra a complexidade de fazer pesquisa, considerando o processo de pistas descolonial com intuito de busca por esperança em um mundo de utopias.

Fotos: acervo Prof. Alberto

Assunto(s): Lançamento de Livro