Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Extensão Universitária

Projeto de extensão oferece psicologia do esporte aplicada a jovens nadadores

Publicado: Segunda, 09 de Setembro de 2024, 08h25

O projeto de extensão “Psicologia do esporte aplicada a jovens nadadores” acontece na piscina da Fundação Municipal de Esporte e Lazer de Uberaba - Funel, às terças-feiras (18h30), quintas-feiras (18h30) e aos sábados (9h), e faz parte das atividades da Liga Acadêmica de Psicologia do Esporte – Lapsie.

O projeto que teve início em maio de 2024 apresenta a integração entre as áreas da Psicologia e da Educação Física através da prática da natação com jovens atletas. Neste sentido, o projeto visa aprimorar o desempenho dos praticantes por meio de ações de discentes da UFTM de ambas as áreas. As ações envolvem o campo da Psicologia do Esporte e buscará compreender quais aspectos podem contribuir para melhora do rendimento dos jovens atletas, tais como a elaboração de cartilhas de princípios e valores e da organização da equipe; elaboração de conversas com a equipe, o corpo técnico e familiares sobre o papel da Psicologia do Esporte, além de promover ações para auxiliar no processo de treinamento dos jovens atletas.

Metodologia

Os discentes da UFTM primeiramente fizeram o levantamento dos valores e princípios que os atletas acreditam ser importantes tanto para o convívio em equipe quanto para o rendimento no treinamento e competições. Em seguida, iniciou-se o trabalho e a compreensão sobre a organização do processo de treinamento, envolvendo tanto o organograma do local de treino quanto o processo que o atleta percorre até a competição. 

Em um segundo momento, serão trabalhados os aspectos mentais envolvidos no treinamento. Serão realizadas conversas entre os profissionais que ministram o treino, os discentes, os atletas de natação e os docentes coordenadores do projeto. Dessa forma, a atuação em cada categoria de idade será específica para as demandas levantadas. Ressalta-se que também há a atuação com os familiares dos atletas de natação, uma vez que o ambiente familiar também influencia no processo de treinamento.

O projeto é coordenado pelos docentes do Departamento de Ciências do Esporte da UFTM, Hélio Mamoru Yoshida e Aline Dessupoio Chaves, com a participação do docente Henrique Mesquita Pompemaier do Curso de Psicologia e pelos discentes Ana Luiza Sperandio Marchi, Bruna Rodrigues Araujo, Fernanda Cristina Rodrigues, Davi Augusto De Souza Braga Rezende, Maria Eduarda Bessa e Sousa, e Maria Luiza Falcão de Leucas.

O contato para mais informações sobre o projeto é a página nas redes sociais (Instagram) @lapsie_uftm

 

Foto: Projeto de extensão Psicologia do esporte aplicada a jovens nadadores

 

Fim do conteúdo da página