Professor da UFTM publica livro sobre vacinologia reversa

Publicado: Terça, 10 de Setembro de 2024, 09h33

O livro “Vacinologia Reversa: Conceito, Métodos e Avanço”, recentemente publicado pela editora Elsevier, é de autoria do professor Siomar de Castro Soares, lotado no Departamento de Microbiologia, Imunologia e Parasitologia do Instituto de Ciências Biológicas e Naturais (DMIP/ICBN) da UFTM.

Nesta obra é descrita a abordagem de vacinologia reversa, da imunoinformática, que visa contornar a necessidade de geração de mutantes na vacinologia clássica para a determinação de proteínas alvo para a criação de vacinas. “Este processo diminui, em alguns casos, em mais de 10 anos o método tradicional, identificando proteínas alvo utilizando a bioinformática e o genoma do organismo patogênico, levando a um processo mais rápido de criação de novas vacinas, que avança quase diretamente para o processo de teste em bancada, utilizando camundongos, por exemplo”, afirmou Siomar.

De acordo com o autor do livro, as vacinas criadas durante a pandemia se utilizaram de técnicas de imunoinformática e comprovaram a eficiência das abordagens de análises genômicas na criação de vacinas e o avanço nessas técnicas, juntamente com vacinas multi-epítopo (porções de antígeno). “Serão cruciais na contenção de novos surtos por outros patógenos no futuro, visto que dispensam a utilização de vacinas atenuadas e inativadas, que podem gerar efeitos adversos no ser humano quando aplicadas”, concluiu. O professor contou com recursos de uma bolsa de produtividade do CNpQ.

O professor Marcos Vinícius, também da UFTM, publicou um capítulo no livro, intitulado “Ensaios clínicos de vacinas incorporando antígenos identificados”. Doze alunos do professor Siomar publicaram com ele, o primeiro capítulo do livro “Fundamentos da vacinologia reversa: história e vantagens sobre a descoberta de candidatas a vacinas convencionais”

Siomar
Professor Siomar de Castro Soares

O professor Siomar de Castro Soares é graduado em Biomedicina pela Universidade de Uberaba, com mestrado e doutorado em Genética pela UFMG, com um ano de doutorado sanduíche pelo Center for Biotechnology (CeBiTec) da Universität Bielefeld. Possui também doutorado e pós-doutorado em Bioinformática pela UFMG. É professor do Magistério Superior da UFTM, do Departamento de Microbiologia, Imunologia e Parasitologia do Instituto de Ciências Biológicas e Naturais (ICBN).

O docente atua nas áreas de genética molecular, sequenciamento genômico e genômica comparativa de microorganismos, com enfoque em pan-genômica, plasticidade genômica na identificação de ilhas de patogenicidade e fatores de virulência, filogenômica, epidemiologia molecular, vacinologia reversa e desenvolvimento de softwares (linguagens perl e java).

Imagens: Arquivo pessoal/Siomar de Castro Soares

Assunto(s): vacinologia reversa , livro