Intercâmbio

Selecionados pelos Programas de Intercâmbio Brafitec e Brafagri iniciarão o semestre letivo na França

Publicado: Terça, 10 de Setembro de 2024, 09h45

Alunas e alunos intercambistas com o coordenador Prof. Arnaldo José Pereira.

Alunos dos cursos de  Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Engenharia Química e Engenharia de Produção foram selecionados pelo Programa de Intercâmbio Brafitec - cooperação entre universidades brasileiras e francesas - para iniciarem os estudos na França, neste mês de setembro. Também foi selecionada uma aluna do curso de Engenharia de Alimentos pelo Programa Brafagri.

Ao todo foram selecionados três graduandos do curso de Engenharia Elétrica, quatro de Engenharia Mecânica, dois de Engenharia Química e um de Engenharia de Produção, além da aluna de Engenharia de Alimentos. Os professores Arnaldo José Pereira Rosentino Junior e Vitor Tomaz Guimarães Naves são os coordenadores do Brafitec na UFTM, já a professora Emiliane Andrade Araújo Naves é a coordenadora responsável pelo Brafagri.

Graduandos selecionados no Brafitec e o coordenador Prof.  Vitor Tomaz Guimarães Naves

Os processos seletivos - Brafitec e Brafragri -  acontecem anualmente. Discentes que já cumpriram de 40 a 80% da carga horária do curso podem se inscrever e participar da seleção. É realizado uma análise curricular e, também, é necessário que o aluno tenha proficiência na língua francesa.  A duração do intercâmbio é de um ano, com possibilidade de se estender até dois anos. Os alunos que permanecem durante o período máximo de duração, obtém a dupla-titulação.

Os estudantes selecionados para o intercâmbio podem receber uma bolsa de estudos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Capes. O valor da bolsa é de 870 euros mensais, podendo chegar a 1300 euros, a depender da cidade onde o aluno for morar, devido ao custo de vida em algumas cidades da França como Paris, Lyon e Marseille.

O intercambista também tem direito a um auxílio de 1300 euros para se instalar na França e uma ajuda financeira para a compra das passagens aéreas. Para ter direito à bolsa, além dos requisitos do processo seletivo do Brafitec e do Brafagri, deve-se ter realizado o Exame Nacional do Ensino Médio a partir de 2019, com um mínimo de 600 pontos obtidos na prova.

No primeiro semestre de 2025 será divulgado um novo edital com oportunidades de intercâmbio, pela Assessoria de Cooperação Internacional da UFTM.

(Gustavo Miranda)

Assunto(s): intercâmbio , Brafitec , Brafagri