Internacionalização

Professora da UFTM é nomeada representante em sociedade internacional de queimaduras

Publicado: Sexta, 13 de Setembro de 2024, 10h29

A professora Raquel Pan, do Departamento de Enfermagem na Assistência Hospital do Instituto de Ciências da Saúde da UFTM, foi nomeada novamente como representante da América do Sul da International Society for Burns Injuries em evento ocorrido em Birmingham, na Inglaterra, em agosto de 2024. Ela foi nomeada a primeira vez em agosto de 2022 em evento em Guadalajara no México (atuação 2022-2024) e pelo seu trabalho na área foi nomeada novamente como representante (atuação 2024-2026).

O nome de Raquel Pan e de outros representantes anunciados na  Assembleia Geral da ISBI pelo presidente da Sociedade
O nome da docente e de outros representantes anunciados na Assembleia Geral da ISBI pelo presidente da Sociedade

A professora é a primeira enfermeira da Iberoamérica nesse cargo, fato relevante para área da enfermagem, para o país e para a UFTM, também por ter uma enfermeira em cargo ocupado majoritariamente por médicos.

Raquel Pan (2ª, da dir. p/ esq.) ao final da reunião do Comitê de Enfermagem com enfermeiros de diversos países

Durante o 22º Congress of the International Society for Burns Injuries (ISBI), Birmingham, Inglaterra, a professora participou de reuniões do Comitê Executivo, dos comitês de enfermagem e educação, apresentou trabalhos desenvolvidos na UFTM, realizou moderações de trabalhos, participou de assembleias, assistiu palestras, e estabeleceu/fortaleceu parcerias internacionais. “Esse é um trabalho voluntário que tem como objetivo melhorar os cuidados das queimaduras no país, bem como fortalecer a equipe multiprofissional, visto que essa é uma condição complexa que requer o atendimento de vários profissionais, e estabelecer/fortalecer parcerias internacionais”, afirmou Raquel Pan.

Apresentação de trabalho proveniente de dissertação de mestrado orientado na UFTM

A professora realiza atividades de ensino, pesquisa, extensão e gestão na área das queimaduras e tem parcerias de trabalho com profissionais de outros países. Também faz parte da Diretoria Nacional da Sociedade Brasileira de Queimaduras (representante internacional e 2ª secretária), gestão 2022-2024, e está envolvida no estabelecimento da Linha de Cuidados das Queimaduras no Brasil. Realiza visitação de serviços de atendimento no Brasil, como em outros países.

Acesse o link do site da ISBI onde consta a nomeação da docente da UFTM:

Fotos: arquivo pessoal/Raquel Pan