TCC

Primeira defesa de TCC sobre o Geoparque Uberaba destaca Geossítio no ensino de geografia

Publicado: Segunda, 16 de Setembro de 2024, 14h24

No dia 12 de setembro de 2024, às 10 horas, no laboratório CARTOGEO/DEGEO, a discente Paola Ferreira Nogueira apresentou o primeiro trabalho de conclusão de curso relacionado ao Geoparque Uberaba, no curso de Geografia. Com o título “As possibilidades do geossítio Univerdecidade como espaço não formal de ensino de geografia física”, ela destacou, a partir de sua experiência com o estágio supervisionado e o exercício da docência, a necessidade de reduzir a dificuldade que os discentes possuem em aprender determinados conteúdos de Geografia.

Como parte dos resultados alcançados, Paola demonstrou que o Geossítio Univerdecidade tem um excelente potencial para ser explorado por docentes, exemplificando aos alunos os tipos de intemperismo, perfil e formação de solo, relevo, vegetação, hidrografia e educação ambiental. Além de destacar a potencialidade do Geossítio Univerdecidade, o trabalho promove uma reflexão pertinente sobre como aproveitar os espaços do território para fortalecer o ensino de Geografia.

A avaliação do trabalho foi realizada pelos docentes Prof. Orientador Dr. Josenilson Bernardo da Silva, Prof. Dr. Aned Mafer Mattos Fernandes e Prof. Dr. Fabrício Anibal Corradini.

Assunto(s): TCC , Geoparque Uberaba , Geografia