Internacionalização

Jornada Internacional de Iniciação Científica e Extensão Universitária aprova apresentação de três trabalhos da Fisioterapia da UFTM

Publicado: Quarta, 23 de Outubro de 2024, 07h21

Foram aprovados três trabalhos de Iniciação Científica (IC), desenvolvidos no Núcleo de Estudos em Neurodesenvolvimento Motor e Intervenção Precoce - NENEIP, orientados pela professora Elaine Leonezi Guimarães, do Departamento de Fisioterapia Aplicada - ICS, para apresentação na Jornada Internacional de Iniciação Científica e Extensão Universitária - JIICEU 2024, promovida pelo Centro Português de Apoio à Pesquisa Científica e à Cultura em conjunto com diversas instituições de pesquisa e ensino de Portugal e outros países. O evento será realizado virtualmente a partir da cidade do Porto, Portugal, entre os dias 26 e 28 de novembro de 2024.

esquerda para a direita: Bárbara Letícia Pereira Silva, Yasmin Marçal Pedro, Giovanna Muzelon Venâncio, professora Elaine Leonezi Guimarães, Heloisa Barreiros Dias
(Esq. p/ dir.) Bárbara Letícia Pereira Silva, Yasmin Marçal Pedro, Giovanna Muzelon Venâncio, professora Elaine Leonezi Guimarães e Heloisa Barreiros Dias

Acesse o site da JIICEU 2024: https://jiiceu.pt/

Trabalhos da UFTM aprovados na JIICEU 2024

“O desenvolvimento motor da criança com idade entre 24 e 36 meses nascida prematura devido a COVID-19 na gestação”, das autoras Giovanna Muzelon Venâncio e Heloísa Barreiros Dias, graduandas do curso de Fisioterapia da UFTM, avaliou o desenvolvimento motor de crianças com idade entre 24 a 36 semanas, nascidas pré-termo devido à COVID-19 na gestação.

“Caracterização de uma coorte de crianças nascidas pré-termo devido a COVID-19 na gestação”, também com autoria de Heloísa e Giovanna, caracterizou as crianças nascidas pré-termo, cujas mães foram diagnosticadas com COVID-19 durante a gestação, por meio da Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF). A COVID-19 na gestante demonstrou ser mais um fator de risco para o nascimento prematuro.

“O manejo da dor em recém-nascidos internados na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN) – Scoping Review”, das autoras Yasmin Marçal Pedro e Bárbara Letícia Pereira Silva, graduandas do curso de Fisioterapia da UFTM, mapeou e analisou estudos sobre o manejo da dor no RN internado na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN). O manejo da dor pelos profissionais da saúde é crucial devido à existência de procedimentos dolorosos realizados no recém-nascido (RN) durante a internação.

Os trabalhos contaram com bolsa de Iniciação Científica do CNPq e Fapemig.

Fotos: Arquivo do Núcleo de Estudos em Neurodesenvolvimento Motor e Intervenção Precoce – NENEIP/UFTM