Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Cultura

Galeria de Arte do Centro Cultural abre duas exposições para professores, escolas e instituições externas a UFTM

Publicado: Quarta, 13 de Novembro de 2024, 10h01

 

Em cartaz até 29 de novembro, a Galeria de Arte do Centro Cultural da UFTM realiza duas exposições: “Infâncias de Terreiro” e “As Representações da Boneca Abayomi: Entre a Tradição e a Arte”. A Galeria funciona de segunda à sexta-feira, das 9h às 18h30. Aberta a toda comunidade interna e externa à UFTM.

As escolas e instituições que queiram trazer seus alunos poderão agendar a visita através do formulário: https://forms.gle/s87sHpwEerk7vbm47

A exposição “Infâncias de Terreiro” é de autoria da terapeuta ocupacional Maria Cecília Augusto Coelho e do fotógrafo Artur Carvalho dos Santos. Contou com a curadoria de Yá Bia D'Osumaré e Heliana Castro Alves. A exposição é composta por 20 fotografias de crianças da Casa de Candomblé Àáfim Osumaré e é fruto da pesquisa de TCC “A infância nos terreiros: cartografando o cotidiano, as atividades e os saberes a partir das narrativas de crianças do Candomblé em Uberaba/MG”, da então discente em Terapia Ocupacional Maria Cecília.

A exposição “As representações da Boneca Abayomi - entre a tradição e a arte” é de autoria e curadoria da artista e produtora cultural Dira Souza Fernandes. Trata-se de uma coleção de bonecas Abayomi representando Orixás do Candomblé, personagens negros e alguns livros sobre as Abayomi (bonecas negras, sem costura e sem cola). As bonecas e livros são de artistas e educadores de algumas partes do Brasil: Lena Martins, Rio de Janeiro, (RJ), Dira Souza Fernandes, Uberaba (MG), Marcela Alexandre, Belo Horizonte (MG), Erick Mureno, Mogi das Cruzes (SP), Caroline dos Santos, Salvador (BA), Andreia Fernandes, Cabo Frio (RJ), Eliana Cristina, São Paulo (SP), Adilson Passos, Salvador (BA), Grupo HistoriArte, Ipatinga (MG), Niní Kemba Náyò, Salvador (BA).

As exposições fizeram parte da programação da Semana de Arte Negra da UFTM promovida pelo Centro Cultural, de 5 a 8 de novembro e também do evento Novembro Negro Uberaba coordenado pelas professoras Qeli Rocha, do departamento do Serviço Social e coordenadora da Especialização em Relações Étnicos Raciais, e Regina Maura Rezende, do departamento de Serviço Social e Tutora do PET Serviço Social. O evento tem o objetivo de fortalecer e valorizar a cultura negra em Uberaba e exaltar a influência da cultura africana na sociedade brasileira.

Para mais informações sobre o Novembro Negro Uberaba siga o evento no Instagram: @novembro.negro.uftm

Mais informações: WhatsApp Business (34) 3700-6948 e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. Telefone: (34) 996873103 Ramal: 7343

 

Artes: Claudia Nunes - Técnica em Artes Gráficas, CCULT/UFTM

Fotos: Elioenai Amuy/UFTM

 

Fim do conteúdo da página