Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
PRONERA

Parceria Incra e UFTM forma novos bacharéis em Agronomia pelo Pronera

Publicado: Quarta, 13 de Novembro de 2024, 10h20


Bacharéis em Agronomia pelo Pronera (Foto: arquivo da turma)

Na última sexta-feira (8), o Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera) celebrou a formatura de 33 novos bacharéis em Agronomia. Realizado em parceria entre o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e a Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), o curso concluiu sua trajetória no campus da UFTM em Iturama.

A turma foi composta por assentados da reforma agrária, filhos de assentados e agricultores familiares vindos de diferentes regiões do Brasil. Iniciado em 2018, o curso enfrentou uma pausa devido à pandemia de covid-19, sendo retomado com a Pedagogia da Alternância – metodologia do Pronera que alterna períodos de formação entre Tempo Escola e Tempo Comunidade, possibilitando que os estudantes conciliem estudos e atividades agrícolas em suas comunidades de origem.

Durante a cerimônia, a superintendente regional do Incra/MG, Neila Maria Batista Afonso, ressaltou a resiliência dos formandos diante dos desafios institucionais e da pandemia: “Vocês representam a capacidade de vencer dificuldades e desafios, então sabem o quanto de superação foi necessário para chegar até esse momento.” Ela ainda incentivou os novos bacharéis a aplicarem os conhecimentos adquiridos em suas comunidades: “É fundamental que vocês voltem e contribuam para transformar o entendimento sobre o trabalho dos assentados. Esse direito à educação que vocês conquistaram traz também o compromisso de fazer prosperar o conhecimento onde estiverem.”

Atualmente, o Pronera em Minas Gerais também apoia um curso de Educação de Jovens e Adultos (EJA) com foco em alfabetização e anos iniciais, por meio de uma parceria entre o Incra, a Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e a Federação das Comunidades Quilombolas de Minas Gerais – N’Golo. A iniciativa visa alfabetizar cerca de 1,6 mil pessoas em 79 áreas de reforma agrária no estado.

Fonte: https://www.gov.br/incra/pt-br/assuntos/noticias/turma-de-agronomia-pelo-pronera-em-minas-gerais-conclui-formacao 

Fim do conteúdo da página