No Caminho do Sangue: Equipe de extensão realiza visita técnica no Hemocentro de Ribeirão Preto - SP
Foto: arquivo do programa de extensão
O Programa de Extensão Associações Rumo a Agenda 2030: Ações de Formação, Educação e Saúde e Advocacy (ANO II) elegeu para 2024 realizar suas atividades voltadas para a promoção do direito à saúde das pessoas com doença falciforme (DF) por meio de ações de educação em saúde e de advocacy. Com o objetivo de ampliar o conhecimento sobre os estudos relacionados à DF, a equipe realizou uma visita técnica ao Hemocentro de Ribeirão Preto-SP, vinculado à Faculdade de Medicina da USP, no último dia de outubro, 31/10/2024. A equipe extensionista foi composta por 20 acadêmicos dos cursos de Enfermagem e Medicina que foram conduzidos pelas professoras Alessandra Bernadete Trovó de Marqui (DPGE/ICBN), Pollyana Cristina dos Santos Ferreira (DESCO/ICS) e Luciana Cristina Caetano de Morais Silva (DESCO/ICS), coordenadora do programa.
A visita técnica teve como objetivo conhecer os serviços do Hemocentro e ter a oportunidade de dialogar com pesquisadores acerca dos estudos referentes à anemia falciforme realizados na instituição. Durante a visita, guiada pela Prof.ª Dr.ª Ana Cristina Silva Pinto, médica hematologista do Hemocentro, os acadêmicos fizeram o itinerário denominado de Caminho do Sangue compreendendo todas as etapas do processo de doação até a transfusão e conheceram os laboratórios de pesquisa daquela unidade.
Ao final tiveram a oportunidade de participar de uma aula sobre anemia falciforme com a Dr.ª Ana Cristina e conversar sobre as linhas de pesquisa desenvolvidas pelo Hemocentro com a pesquisadora da instituição, Dr.ª Simone Kashima Haddad.
Os acadêmicos destacaram a relevância da atividade para seu processo formativo. Segundo Isabela Nunes, “[...] foi excelente vivenciar tanto na teoria e observar na prática atividades realizadas no Hemocentro [...] Fiquei muito feliz de saber que temos oportunidades de estágios mesmo para não médicos”, relatou a acadêmica de Enfermagem.
Para Marília Carvalho, estudante do curso de Medicina, a visita “[...] foi uma experiência única, que me permitiu me apaixonar ainda mais pela medicina, despertando minha curiosidade e aumentando minha vontade de promover mudanças relacionadas à anemia falciforme. Além disso, proporcionou uma nova visão sobre possibilidades de estudo, pesquisa e carreira”.
A bolsista do Programa de Extensão, Ana Laura Soares, destacou que “[...] a visita proporcionou o contato interinstitucional com um centro de referência, o que é muito rico e engrandecedor para nós, alunos de graduação. Conhecemos profissionais da instituição que dialogaram até mesmo a respeito de oportunidades futuras na unidade. A visita também permitiu aprofundar os conhecimentos a respeito da Doença Falciforme e, principalmente, para os avanços em pesquisa na área”.
O intercâmbio com outros centros de pesquisa é sempre muito enriquecedor contribuindo na formação dos acadêmicos a partir da construção do olhar interdisciplinar e multiprofissional e oportunizando perspectivas de estudos na pós-graduação, destacaram as docentes.
Programa de Extensão Associações Rumo a Agenda 2030 integra ações do Núcleo de Pesquisa Interdisciplinar em Saúde e Sociedade (NUIPESS/DESCO/ICS). A visita técnica teve apoio da Pró-Reitoria de Extensão da UFTM e foi contemplada no Edital n.º 02/2024/PROEXT/UFTM. Os participantes agradecem a Fundação Hemocentro de Ribeirão Preto-SP pela oportunidade de realização da visita técnica.
Foto: Lara Fonseca Bernardes
Redes Sociais