Coens define forma de oferta de vagas iniciais dos cursos presenciais para 2025 na UFTM
O Conselho de Ensino (Coens) da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), em sua 147ª Reunião Ordinária, realizada no dia 12 de novembro de 2024, deliberou sobre a forma de oferta das vagas iniciais dos cursos de graduação presenciais para o ano de 2025. A decisão foi tomada após estudo detalhado dos dados de ocupação das vagas referentes ao ano de 2024.
Para o próximo ano, as vagas serão ofertadas da seguinte forma:
-
Primeiro semestre: seleção realizada por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), utilizando a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2024;
-
Segundo semestre: preenchimento por meio de um processo seletivo próprio da UFTM, também utilizando a nota do Enem de 2024.
A mudança foi motivada por desafios observados em 2024, quando muitos cursos tiveram dificuldade para ocupar as vagas no segundo semestre. Historicamente, a UFTM registrava um maior número de inscrições na edição do Sisu para ingresso no segundo semestre. Contudo, a alteração recente no modelo do Sisu, que passou a realizar apenas uma edição anual, impactou negativamente o preenchimento das vagas nesse período.
Ao manter o segundo semestre atrelado à mesma lista de espera do primeiro, como foi feito em 2024, a Instituição enfrentou sérias limitações na convocação de novos candidatos, reduzindo a eficiência no preenchimento das vagas.
Com essa nova estratégia, a UFTM visa permitir que novos candidatos possam se inscrever para o processo seletivo do segundo semestre, ampliando as oportunidades e buscando um processo seletivo mais eficiente e eficaz ao longo do ano.
Link para vagas previstas para 2025: Vagas 2025
Redes Sociais