Visitando os Cantinhos do Aconchego
No dia 18 de dezembro de 2024, a Reitora Marinalva Vieira Barbosa, acompanhada de sua equipe, fez uma visita aos cantinhos do aconchego da Univerde e do Centro Educacional, espaços pensados para proporcionar bem-estar e conforto à comunidade acadêmica. Juntamente com a Reitora, estavam a pró-reitora substituta Lucieny Almohalha, o Diretor da Divisão de Gestão da Assistência, Diego de Morais Batista, e a nutricionista Vagna, assista o vídeo desse momento no Instagram @uftmsocial, disponível em https://www.instagram.com/reel/DDu-Iqry6Wi/?igsh=OG84dmt2MGh0c2pp
Visita da Reitora Marinalva Vieira Barbosa na Univerde
Reitora e Pró-Reitora( Proace) , Marinalva e Lucieny no Centro Educacional
A primeira parada foi na Univerde, onde a equipe foi recebida com a animação dos alunos que estavam aproveitando o espaço com uma mesa de ping pong. A interação entre a Reitora e os estudantes foi marcada por conversas sobre projetos futuros e novas iniciativas que serão desenvolvidas. A pró-reitora Lucieny também teve a oportunidade de dialogar com os alunos, discutindo a implementação de diversos projetos, um momento de troca rica e construtiva entre a gestão acadêmica e os discentes, que certamente trará benefícios à comunidade estudantil.
Reitora Marinalva e discente da Univerde
Pró-reitora Lucieny e discente da Univerde
Reitora Marinalva e discente da Univerde conversando sobre projetos
Durante a visita à Univerde, ficou evidente o caráter acolhedor dos diversos "cantinhos" espalhados pelo campus. Um deles estava próximo à cantina, outro ao lado da biblioteca, e um terceiro dentro dela. Lucieny, em sua fala, ressaltou o projeto de revitalização desses espaços. Em breve, um dos cantinhos será transformado em um local ainda mais confortável e acolhedor, com a inclusão de um redário, além de melhorias em um espaço de espera para os alunos que buscam atendimento na Proace. A proposta visa proporcionar um ambiente que favoreça a convivência e o descanso entre os alunos, isso reflete a preocupação da gestão com a qualidade da vida acadêmica dos discentes.
Revitalização do cantinho do aconchego na Univerde
Banner do cantinho para a biblioteca da Univerde
A visita seguiu para o Centro Educacional, onde os alunos se mostraram encantados com os novos sofás que proporcionam maior conforto, e com as mesas de ping pong, que trouxe um toque de ludicidade aos ambientes. No primeiro andar no CE, em um ambiente climatizado, os alunos poderão aproveitar os novos sofás com mais conforto. Além disso, anexo ao CE no Centro de Pesquisas Professor Aluízio Rosa Prata, os cantinhos também foram distribuídos de forma estratégica: na cantina, com uma mesa de ping pong; no primeiro andar, com sofás e outra mesa de ping pong. A ideia é que esses espaços se tornem verdadeiros refúgios, onde os alunos possam descansar, interagir e, acima de tudo, sentir-se acolhidos.
Mesa de ping pong no CE para os discentes
Outro ponto de destaque da visita foi o andamento do projeto da Sala Azul, que está sendo desenvolvida no primeiro andar do Centro de Pesquisas Professor Aluízio Rosa Prata, prédio anexo ao CE. Essa iniciativa é uma extensão dos cantinhos do aconchego e será uma sala de organização sensorial voltada para alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A criação desse ambiente visa proporcionar uma experiência ainda mais inclusiva e adaptada às necessidades desses estudantes.
Projeto da Sala Azul, voltada para alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA)
Assim, o dia foi marcado por uma troca intensa de experiências, onde a gestão da universidade demonstrou seu comprometimento com o bem-estar e a inclusão de todos os alunos. Visitar os cantinhos do aconchego é uma confirmação de que a Reitoria está empenhada em construir uma universidade mais acolhedora, igualitária e humanizada, onde cada estudante tenha um espaço para se sentir em casa.
Fotos: Francinalva/UFTM
Por Francinalva Silva Alves, estagiária da Comunicação Social e estudante de Letras.
Redes Sociais