Programa de extensão lança Guia do doce: Deixar a boca cheia d’água, Associação Comunitária Peirópolis Artesanato e Doces Caseiros
O programa de extensão universitária “Interfaces entre Artes, Ciências & Matemática” concretiza o lançamento de um guia visando a difusão das ações extensionistas realizadas em parceria com a Associação Comunitária Peirópolis Artesanato e Doces Caseiros. Cabe mencionar que as ações iniciaram com o projeto de extensão intitulado “Deixar a boca cheia d’água” no segundo semestre de 2019-2022 e projeto Universidade Aberta ao Artesanato, Artesã e Artesão (UNA2RTE) em 2023. Os projetos e programa de extensão são coordenados pelo professor Alberto Luiz Pereira da Costa, do Instituto de Ciências Exatas, Naturais e Educação da UFTM. “Ao longo desses anos celebramos a concretização das ações que se mantiveram mesmo durante o período pandêmico com adaptações, a exemplo a realização da exposição virtual dos doces com a primeira edição em dezembro de 2020 para visitação na página virtual do programa interfaces UFTM e a segunda edição em julho de 2021 também virtual divulgada no canal SeMEC TV Onda. Ainda no ano de 2021, a publicação do artigo, relato de experiência ‘Deixar a boca cheia d'água: extensão universitária na Associação Comunitária Peirópolis de Artesanato e Doces Caseiros’ (autores Alberto Luiz Pereira da Costa e Angélica Carvalho Lemos) na Edição Especial : A práxis educativa em uma perspectiva freireana da Revista de Educação Popular (ISSN: 1982-7660)”, afirma o professor Alberto.
Este guia apresenta a Associação Comunitária Peirópolis Artesanato e Doces Caseiros, que inclui revisão narrativa das publicações sobre as doceiras de Peirópolis, a valorização da memória, do potencial turístico da tradição artesanal de fazer os doces e relatos das doceiras e doceiros que estavam associados durante o período do projeto de extensão “Deixar a boca cheia d’água”. O Guia possui apêndice Midiateca com os links de notícias e reportagens da mídia em geral que mencionam as doceiras de Peirópolis, em especial da referida Associação.
Para visitação, a Associação Comunitária Peirópolis Artesanato e Doces Caseiros está aberta nesse período de dezembro e janeiro de segunda à domingo, no período de 10 às 17 horas, exceto em 24, 25 e 31 de dezembro de 2024 e 1º janeiro de 2025, quando estará fechada em virtude das datas comemorativas.
Por fim, a atividade cultural de lançamento do guia está prevista para janeiro de 2025, em dia a ser definido, no Complexo Cultural e Científico de Peirópolis (CCCP-UFTM), com distribuição gratuita de alguns exemplares do Guia do Doce.
Para acessar a versão virtual gratuita do Guia do doce e as exposições virtuais visite:
https://www.instagram.com/programainterfacesuftm/
Fotos: Alberto Costa/UFTM
Redes Sociais