Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
COENS

Conselho de Ensino da UFTM aprova Resolução sobre ações de ensino

Publicado: Segunda, 10 de Fevereiro de 2025, 08h43

No dia 21 de janeiro deste ano, o Conselho de Ensino - COENS aprovou a Resolução nº 507, de 27 de janeiro de 2025, que dispõe sobre as ações de ensino na Universidade Federal do Triângulo Mineiro. O texto normatiza essas ações considerando-as atividades ao encontro do pleno desenvolvimento dos Projetos Pedagógicos de Curso – PPC, qualificando e aprimorando, permanentemente, processos de ensino-aprendizagem. A nova Resolução revoga a Resolução COENS/UFTM nº 114, de 13 de abril de 2021, que estabelecia princípios básicos para formulação e registro de projetos de ensino na UFTM.

As ações de ensino, no novo panorama, poderão ser propostas sob a forma de projetos ou programas, poderão também ser classificadas como cursos livres de conteúdos complementares à formação do aluno; cursos profissionalizantes por meio de programas ou projetos com parcerias; reforço de conteúdos curriculares; grupo de estudos; estudos dirigidos; e produção de material didático e instrucional.

As propostas de ações de ensino deverão ser coordenadas por servidores docentes ou técnico-administrativos ocupantes de cargo de nível superior em efetivo exercício na UFTM e poderão ser contempladas com bolsas de fomento externo ou interno, por meio do Programa Institucional de Bolsas de Ensino, coordenado pela Pró-Reitoria de Ensino - PROENS, cujas regras e condições para concessão serão dispostas em edital específico e conforme regulamentação institucional vigente.

Para a Pró-reitora de Ensino e Presidente do COENS, professora Patrícia Maria Vieira, a proposta aprovada pelo Conselho de Ensino traz sólidas contribuições e norteamentos pontuais para subsidiar efetivamente as ações relacionadas ao ensino da Instituição, “docentes, discentes, técnicos e a comunidade acadêmica no geral passam a ter mais viabilidade para enriquecimento curricular e formativo, entre outras possibilidades”, destacou.

Para mais informações sobre organização, funcionamento, fomento, condições  e detalhes, acesse a RESOLUÇÃO COENS/UFTM Nº 507, DE 27 DE JANEIRO DE 2025.

 

Com informações da PROENS

registrado em:
Fim do conteúdo da página