Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Extensão Universitária

Campus de Iturama inicia projeto de extensão que incentiva estudar Química

Publicado: Quinta, 20 de Fevereiro de 2025, 09h41

 

O projeto de extensão “UFTM-SE... Vem Estudar Química com a Gente!!! - UFTM/Iturama de Portas Abertas”, voltado a estudantes da educação básica e à comunidade regional de Iturama, iniciou atividades formativas e informativas, especialmente aos alunos do Ensino Médio, integrando ações do Subprojeto PIBID/Química-Iturama e do Núcleo de Educação em Ciências, Diversidade e Práticas Ambientais (NEduC), com vista a promover o encantamento pela ciência e pelo estudo de química e consequentemente incentivar os estudantes das escolas públicas à carreira do magistério na área da química na educação básica e ensino superior, articulando ensino, pesquisa e extensão.

O projeto é coordenado pelo professor James Rogado (coordenador do PIBID/Química-Iturama) e conta com a colaboração da docente Cristiane Martins da Silva (coordenadora do curso de Licenciatura em Química), dos professores da rede pública estadual de ensino e supervisores PIBID, Claudenice Rodrigues e Flavio Rezende, dos estudantes e pibidianos do curso de Licenciatura em Química de Iturama.

Origem do projeto

Há décadas a perspectiva de falta de professores para atender as necessidades educacionais do país vem sendo apontada como enorme problema a ser superado, de acordo com o coordenado do projeto de extensão. “Em 2023, essa preocupação levou a Comissão de Educação e Cultura do Senado a debater em audiência pública caminhos para atrair os estudantes da educação básica às carreiras da licenciatura; ainda assim, a previsão é de um déficit de 235 mil professores na educação básica brasileira até 2040. No Pontal do Triângulo Mineiro, Região do Baixo Rio Grande, essa realidade é presente: o desinteresse à docência, especialmente às hard sciences, a Química em particular”, afirmou James Rogado.

Iturama-MG conta com diversas instituições de ensino, públicas e privadas, além de escolas particulares de idiomas, dança, teatro, balé e fisiocultura. São cinco escolas públicas estaduais (educação básica), nove escolas públicas municipais (ensino fundamental), sendo uma agrícola e três escolas privadas de educação básica e uma de ensino técnico. O ensino superior conta com uma faculdade privada e com o Campus Universitário Iturama da Universidade Federal do Triângulo Mineiro, onde são oferecidos dois cursos de licenciatura, o de Ciências Biológicas e o de Química, este último formando o profissional docente com atribuições da área química estabelecidas pelo Conselho Federal de Química.

Professor James com alunos do ensino básico
Professor James (em pé) com alunos do ensino básico

 

Em um raio de 150 quilômetros de Iturama, há 107 escolas públicas estaduais que oferecem educação básica e um universo de milhares de estudantes. “Estimular o acesso e permanência ao curso de Licenciatura em Química do campus Iturama, contribuindo à formação dos futuros professores de química como sujeitos ativos, críticos e participativos, integrando os licenciandos aos professores da rede pública e aos professores universitários e antecipando o vínculo com as escolas, imbricando universidade pública e escolas públicas estaduais é mister: possibilitar vivência crítica, criativa, geradora de autonomia e postura intelectual madura que permita ao futuro professor articular novos conhecimentos aos conhecimentos prévios garantirá desenvolvimento pleno do professor em formação e fortalecimento das licenciaturas”, concluiu o docente.

 

Fotos: NEDUC/UFTM

 

registrado em:
Assunto(s): UFTM-SE , Química , Iturama
Fim do conteúdo da página