Implementação do Selo Acessibilidade no SISCAD
A Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis (PROACE) e a equipe do Departamento de Tecnologia e Informação (DTI) estão trabalhando para a implementação do Selo Acessibilidade, ferramenta disponibilizada no Sistema Acadêmico (SISCAD) para atendimento das demandas de acessibilidade para os estudantes. O Selo Acessibilidade foi idealizado e planejado pelas Técnicas em Assuntos Educacionais do Setor de Acessibilidade (SEACE) como alternativa para agilizar o fluxo de acesso às informações de alunos com deficiência para os docentes a cada semestre.
A partir de 2025, os discentes com deficiência ou necessidades educacionais específicas matriculados nos cursos da UFTM poderão requerer o Selo de Acessibilidade no SISCAD. Quando o professor visualizar a lista de alunos matriculados em sua disciplina, ele poderá visualizar o selo diante do nome dos alunos que realizaram o requerimento. Quando clicar, ele terá acesso a orientações sobre o estudante. Assim os docentes terão informações de forma mais ágil para poder elaborar e implantar adequações necessárias para promover o bom desempenho acadêmico e a permanência do/da discente com deficiência e/ou necessidade educacional específica.
O aluno interessado já pode requerer o Selo pelo SISCAD declarando seu acordo com o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE) e preenchendo o formulário de requisição do Selo. O deferimento ou indeferimento será realizado pelas Técnicas Educacionais do SEACE (Uberaba) e da Coordenadoria de Assistência Estudantil (CAES - Iturama) após o acolhimento do aluno e análise da solicitação. É importante salientar que a adesão do estudante é voluntária.
O primeiro semestre de 2025 será o período inaugural de uso do dispositivo e será considerado uma fase de teste, durante a qual serão realizados os ajustes conforme as demandas forem apresentadas. Qualquer ocorrência deverá ser relatada para o e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo..
Espera-se, como o uso do Selo Acessibilidade, promover os melhores recursos para o bom desempenho acadêmico, adequações curriculares e otimizar o processo inclusivo de direito de todos.
Acesse o tutorial sobre a nova ferramenta neste link: https://www.uftm.edu.br/proace/setor-de-acessibilidade/formularios-e-orientacoes.
Publicado por: Tiago Saad Morlin (Discente do Curso de Letras — Português e Espanhol — e estagiário da Comunicação Social da UFTM).
Redes Sociais