HC-UFTM conclui reforma do refeitório e serviço de nutrição
Novo espaço moderniza infraestrutura e aprimora atendimento aos usuários

Reforma do refeitório do HC-UFTM
O Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (HC-UFTM), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), concluiu a reforma do refeitório e do serviço de nutrição, iniciada em 22 de novembro de 2023. Com um investimento de R$ 8.086.085,08, a obra trouxe melhorias significativas na estrutura do local, proporcionando mais conforto e qualidade no atendimento aos usuários.
Segundo o gerente administrativo do hospital, Rodrigo Molina, a reforma contemplou toda a área destinada à preparação dos alimentos, incluindo a modernização da cozinha com setores específicos para áreas quentes e frias, além da instalação de novas câmaras frias, almoxarifado e depósitos de alimentos. “A cozinha anterior havia sido reformada na década de 1990, mas já não atendia mais as necessidades do serviço do hospital”, afirmou.
Além das melhorias na infraestrutura da cozinha, a área do refeitório também foi completamente renovada, criando um ambiente mais agradável e acolhedor. De acordo com Molina, o novo espaço proporciona mais conforto aos usuários. “O ambiente anterior não oferecia uma experiência satisfatória para as refeições. Agora, temos um local muito mais agradável para comer e um espaço de trabalho muito melhor para os profissionais da nutrição”, destacou.
Para a chefe do Setor de Hotelaria, Renata Maria Dias de Abreu, a reforma impacta diretamente a qualidade da alimentação oferecida no hospital, garantindo mais segurança na preparação e distribuição das refeições. “Com a estrutura física adequada, conseguimos garantir a produção segura dos alimentos fornecidos a pacientes, acompanhantes, residentes e acadêmicos de plantão”, explicou.
A modernização do refeitório também está alinhada às normativas vigentes da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e às diretrizes da Ebserh. Segundo Renata, a adequação do espaço físico seguiu as exigências da RDC n. 216/2004 e RDC n. 50/2002, garantindo que a produção das refeições ocorra dentro das dependências do hospital. Além disso, com a ampliação do refeitório, será possível atender melhor os usuários e proporcionar um atendimento mais humanizado.
A nova estrutura já está em funcionamento para residentes e internos de plantão. Em aproximadamente dois meses, uma segunda fase da reabertura permitirá que os acompanhantes de pacientes realizem suas refeições no refeitório e os colaboradores tenham um espaço destinado ao aquecimento e consumo de alimentos.
Rede Ebserh
O HC-UFTM faz parte da Rede Ebserh desde janeiro de 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo em que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
( Felipe Monteiro | Assessoria de Comunicação HC-UFTM)
Redes Sociais