Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Extensão Universitária

Química do campus de Iturama inicia projeto para promover divulgação e enculturação científica nas redes sociais

Publicado: Terça, 25 de Fevereiro de 2025, 08h49

O projeto de extensão “O Direito à Informação Pública e aos Espaços de Interatividade: o Instagram e o TikTok como ferramentas para a enculturação científico-cultural - a Divulgação Científica nas Redes Sociais do NEduC e do Subprojeto PIBID/Química-NID Iturama” foi retomado neste mês de fevereiro.

Estudantes e professores da educação básica e do ensino superior (cursos de Licenciatura) são o público alvo do projeto que visa promover a divulgação e a enculturação científica à comunidade regional, utilizando o Instagram e o TikTok, Redes Sociais do NEduC (Núcleo de Educação em Ciências, Diversidade e Práticas Ambientais) e do Subprojeto PIBID/Química, como ferramentas para disseminação de conteúdos desenvolvidos.

O coordenador da proposta é o professor James Rogado (coordenador de área do Subprojeto PIBID/Química-Iturama e do Núcleo de educação em Ciências, Diversidade e Práticas Ambientais), e são voluntárias Maria Eduarda Oliveira Medeiros e Nycole Guimarães Rezende, bolsistas PIBID e discentes do curso de Licenciatura em Química, campus de Iturama. As publicações ocorrerão após a produção de conteúdo e aprovação pela equipe executora e seu coordenador.

Assim, pretende-se:

- A construção de conteúdo digital relacionado à produção científico-cultural do NEduC e do Subprojeto PIBID/Química;

- Atualização semanal e publicação dos conteúdos digitais produzidos;

- Divulgação e enculturação científica à comunidade regional por meio das postagens relativas às ações em desenvolvimento no Subprojeto PIBID/Química por seus atores, bem como pelas atividades e produções em estudo e investigação no Núcleo de Educação em Ciências, Diversidade e Práticas Ambientais, além de conteúdos relacionados à experimentação e ensino de química e temáticas afins.

Anteriormente as postagens eram feitas nas redes sociais Facebook e Instagram. Na edição atual do projeto, o caminho foi alterado. A opção atual será publicar vídeos curtos no TikTok e Reels no Instagram, ainda em fase de organização e produção. A página no Instagram em operação é @ituramapibidquimica

“Tendo em vista contribuir à transformação da realidade no município por meio da Educação e do Ensino de Ciências/Química, entendemos como necessário o aprofundamento de conhecimentos sobre o ensino aprendizagem das Ciências, bem como garantir a divulgação e a enculturação científica da comunidade regional, superando, concomitante, as dificuldades do cotidiano escolar. Concordando com Souza Alves e Colegas (2022), entendemos que as Redes Sociais alteraram profundamente a forma de divulgar a Ciência, tendo em vista seu dinamismo e grande versatilidade de ferramentas de produção de conteúdo, assim, enlevam a promoção das Ciências levando informação científica ao grande público”, observou o coordenador do projeto.

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página