Reitora se reúne com técnicos das Bibliotecas da UFTM
Os servidores técnico-administrativos das Bibliotecas reunidos com a Reitora e sua equipe.
Na última segunda-feira, 24 de fevereiro de 2025, a Reitora da Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM, Marinalva Vieira Barbosa, reuniu-se com os servidores técnico-administrativos das Bibliotecas da instituição. O encontro contou com a presença de técnicos da Biblioteca Central e das Bibliotecas Setoriais da Universidade e de Iturama, e da equipe da Reitoria. Estavam presentes, além da Reitora, o Assessor Especial, Wagner da Silva Teixeira, a Pró-Reitora de Recursos Humanos, Stela Morais e o Prefeito Universitário, Elcides Rodrigues.
AÇÕES DA ADMINISTRAÇÃO EM PROL DAS BIBLIOTECAS
A Reitora iniciou a reunião apresentando as ações implementadas pela Gestão, que tem procurado atender às demandas das Bibliotecas da UFTM:
- A resolução de atividades relacionadas aos usuários externos;
- A instalação de cortinas no salão de leituras;
- A instalação de novos aparelhos de ar-condicionado;
- A busca constante de soluções para os problemas de infiltração;
- A renovação da plataforma "Minha Biblioteca"; e
- Retorno do atendimento do Departamento de Tecnologia da Informação (DTI) no prédio Reitoria e da Biblioteca Central.
DEMANDAS E QUESTIONAMENTOS DOS TÉCNICOS
Após fala da Reitora e dos cumprimentos dos demais membros da equipe, os técnicos apresentaram uma série de questões e demandas relacionadas ao setor. Entre os principais pontos que foram citados:
- A necessidade de melhorias na infraestrutura das Bibliotecas, incluindo ampla reforma;
- A melhoria nas condições de trabalho para os técnicos;
- A contratação de novos técnicos efetivos para as Bibliotecas;
- Dúvidas sobre a flexibilização e o PGD; e
- Outros temas de interesse do setor.
ATRIBUTOS DA ADMINISTRAÇÃO
A Reitora, a Pró-Reitora de Recursos Humanos e o Prefeito Universitário responderam aos questionamentos realizados, reforçando o compromisso da Gestão em procurar soluções para as demandas apresentadas pelo setor, considerando as possibilidades dentro das limitações orçamentárias da Universidade, das tomadas de decisões do Governo Federal e da aprovação de Leis e do Orçamento Federal pelo Congresso Nacional.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Ao final da reunião, a Diretora das Bibliotecas, Rachel Inês da Silva, agradeceu as melhorias já realizadas, enfatizou a necessidade de atendimento às demandas apresentadas e reforçou a importância da realização da reunião e a disponibilidade da Gestão para o diálogo direto com os técnicos. A Reitora encerrou o encontro reiterando o compromisso de trabalhar, junto à equipe de Gestão, para o atendimento das solicitações apresentadas, obedecendo às limitações orçamentarias e às questões legais.
CONTINUIDADE DA REUNIÕES SETORIAS
As visitas e reuniões com os diversos setores da UFTM terão continuidade ao longo de todo o ano de 2025. Caso o seu setor tenha interesse em agendar uma reunião, entre em contato pelo ramal 6035.
Publicado por: Tiago Saad Morlin (Discente do Curso de Letras — Português e Espanhol — e estagiário da Comunicação Social da UFTM).
Redes Sociais