UFTM abre inscrições para projeto de extensão sobre inclusão linguística de imigrantes hispanofalantes
A Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) anuncia a abertura de inscrições para o projeto de extensão "Inclusão linguístico-sociocultural de imigrantes hispanofalantes, a translinguagem e a interculturalidade na formação de estudantes brasileiros do Curso de Espanhol da UFTM: saberes que se complementam". A iniciativa, coordenada pela professora Luciana Silva Titoto, busca promover a interação entre estudantes do curso de Letras – Espanhol e imigrantes hispanofalantes, visando ao enriquecimento cultural e acadêmico dos participantes.
Todos os alunos de Letras com habilitação em Espanhol, de qualquer período, podem participar do projeto. Os interessados devem entrar em contato com a professora Luciana pelo e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. para obter mais informações.
O primeiro encontro presencial está marcado para o dia 15 de maio de 2025. A ação faz parte das atividades extensionistas da universidade, reforçando o compromisso com a inclusão e a formação intercultural.
Uma curiosidade:
Vc sabia que o Português e o Espanhol podem ser chamadas de "línguas irmãs"?
Isso é porque elas compartilham muitas semelhanças lexicais, gramaticais e fonéticas, o que pode facilitar a aprendizagem. Mas, por outro lado, também pode gerar interferências negativas.
Em razão dessa proximidade entre as duas línguas, tanto hispanofalantes como brasileiros costumam fazer suposições sobre sua língua materna com base na "língua irmã", o que pode levar a erros sistemáticos, como, por exemplo: "embarazada" ≠ "embaraçada".
Por esses motivos, ao ensinar português específico para hispanofalantes, o professor pode enfatizar os contrastes e antecipar os erros mais frequentes, aproveitando as semelhanças, tanto para acelerar o aprendizado como para corrigir as interferências.
(Francinalva Silva Alves)
Redes Sociais