Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Enade

UFTM conquista nota máxima no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes

Publicado: Segunda, 28 de Abril de 2025, 19h26

Biomedicina e Engenharia Civil alcançam nota 5 no Enade 2023

  

No dia 11 de abril, o Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) disponibilizou os resultados dos Indicadores de Qualidade da Educação Superior referente ao ano de 2023. Treze cursos de graduação da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) foram avaliados no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade).

Dentre os cursos de graduação da UFTM avaliados estão Agronomia, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, de Produção, Engenharia Civil, Engenharia Ambiental, de Alimentos, Engenharia Química, Biomedicina, Enfermagem, Fisioterapia, Medicina e Nutrição. Desses, Biomedicina e Engenharia Civil alcançaram nota máxima no Enade. Já as graduações em Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, de Produção, Engenharia Ambiental, Enfermagem, Fisioterapia, Medicina e Nutrição obtiveram nota 4. O Conceito Enade nota 4 e 5 são considerados satisfatórios, com um alto nível de qualidade.

A apresentação dos indicadores aconteceu via live, no canal oficial do Inep no Youtube. Foram apresentados os resultados do Conceito Enade, do Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD), do Conceito Preliminar de Curso (CPC) e do Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC) de 2023.  Os indicadores são utilizados para avaliar a qualidade dos cursos e das instituições de ensino superior do Brasil. Todos os dados estão disponíveis no portal do Inep.

De acordo com a Pró-reitora de ensino, Patrícia Vieira, o desempenho expressivo da UFTM no Enade reafirma o compromisso institucional com a excelência acadêmica e a formação de profissionais capacitados, humanizados e socialmente comprometidos. "Essa conquista é fruto do esforço coletivo de nossos docentes, técnicos e discentes e reflete a seriedade com que conduzimos a formação com foco no ensino, extensão, pesquisa, inovação e internacionalização", ressalta Patrícia. Ainda segundo a Pró-reitora de ensino, o conceito 5 no Enade fortalece a UFTM no cenário nacional da educação superior e incentiva a manutenção e ampliação dos padrões de qualidade, os quais norteiam a missão da universidade em ofertar um ensino público e de qualidade cada vez mais reconhecido.

ENADE
O Enade é o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes que avalia o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos, o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional e, também, o nível de atualização dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial.

NOTA MÁXIMA
A graduação em Biomedicina da UFTM já alcançou nota máxima em avaliações do Enade em 2007, 2010, 2013 e 2016. Agora, pela quinta vez, o curso alcança o conceito 5 no exame, o que ressalta “a dedicação dos nossos estudantes que souberam extrair ao máximo o que o curso de Biomedicina tinha para lhes oferecer”, destaca a coordenadora do curso, Profa. Fernanda Machado. Em 2025 o curso de Biomedicina da UFTM completa 26 anos. A nota do Enade reflete a excelência da graduação e a dedicação dos professores do curso, os quais em quase a sua totalidade, possui o título de doutor(a). 

Dentre os fatores que contribuíram para o curso de Biomedicina alcançar o conceito 5 no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes, vale ressaltar a qualidade do corpo docente, os laboratórios que contribuem para a formação dos alunos e o Hospital das Clínicas da UFTM, no qual os alunos podem realizar estágios, contribuindo para o processo de aprendizagem. Para a Profa. Fernanda Machado, a nota máxima no Enade é o objetivo de toda instituição de ensino superior. “É um reflexo da boa formação que os nossos alunos adquirem para enfrentar o mercado de trabalho e também contribui para atrair professores com alta capacitação para lecionar na UFTM”, destaca a coordenadora do curso sobre a importância de uma nota máxima no Enade.

Já a graduação em Engenharia Civil participou em quatro edições do Enade, dentre as quais alcançou nota máxima em 2014, 2017 e, agora, na edição de 2023. O curso de Engenharia Civil da UFTM teve início em 2010, totalizando 15 anos em 2025. Para a coordenadora substituta da graduação em Engenharia Civil, Profa. Alessandra Beatriz Gonçalves, "ter uma equipe de professores e técnicos qualificados, comprometidos com a qualidade do ensino e na busca de melhorias contínuas no projeto pedagógico, baseado em habilidades e competências, com atividades pedagógicas teóricas, práticas inovadoras e atuais, considerando a realidade do mundo de trabalho e as demandas da sociedade" foi primordial para alcançar a nota máxima no Enade.  Alessandra ainda destaca a atuação da coordenação e da secretaria do curso no atendimento e entrosamento com o aluno, "para que o estudante sinta orgulho do curso em que está e da profissão que escolheu, além de constantemente motivado para uma formação de excelência".

 

(Gustavo Miranda) 

 

 

registrado em:
Assunto(s): Enade
Fim do conteúdo da página