Docentes da UFTM Ilca Puertas e Josué Ferreira apresentam trabalhos em encontro Internacional sobre Agricultura irrigada no Uruguai.
Entre os dias 12 e 14 de março de 2025, o Encontro Técnico de Agricultura Irrigada reuniu pesquisadores de renome mundial para discutir avanços científicos e inovações tecnológicas no uso sustentável da água na agricultura. O evento, realizado na histórica cidade de Colônia do Sacramento, no Uruguai, destacou-se pela ampla troca de conhecimento sobre práticas que aumentam a produtividade agrícola por meio da irrigação eficiente.
Entre os participantes, os professores Dra. Ilca Puertas e Dr. Josué Ferreira, do Campus Universitário de Iturama da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), apresentaram trabalhos relevantes para o setor. Ilca expôs a pesquisa intitulada “Liberação do herbicida sulfentrazone em palhada mediante lâminas de irrigação”, que aborda o comportamento do herbicida em sistemas de irrigação, contribuindo para o manejo mais eficiente e sustentável de plantas daninhas em áreas agrícolas.
Já o professor Josué apresentou dois estudos focados na otimização da produção agrícola sob diferentes condições hídricas. O primeiro, “Produção de BRS Capiaçu sob diferentes regimes hídricos”, avalia o desempenho dessa cultivar de capim forrageiro em variados níveis de irrigação. O segundo trabalho, “Análise FUZZY da produção de forragem submetida a lâminas de irrigação e doses de fertilizantes”, utiliza métodos matemáticos para analisar a interação entre irrigação e fertilização na produção de forragem, oferecendo insights para decisões mais precisas no manejo agrícola.
O encontro foi fundamental para promover a integração entre pesquisadores, agricultores e profissionais do setor, reforçando a importância do desenvolvimento de tecnologias que assegurem o uso racional da água e a sustentabilidade ambiental, ao mesmo tempo em que aumentam a eficiência produtiva.
Fonte: Seção de TI e Comunicações
Publicado por Francinalva Silva Alves, estagiária da Comunicação Social
Redes Sociais