Professor da UFTM coordenará Grupo de Trabalho no V Seminário Internacional de História e Educação
De 26 a 28 de agosto, acontecerá o V Seminário Internacional de História e Educação, com o tema a “Formação Docente, Currículo e Desigualdades em Perspectiva Histórica”. O evento é promovido pelo Centro de Estudos Interdisciplinares (CEEINTER) e tem como principal objetivo reunir pesquisadores(as), professores(as), estudantes e profissionais das áreas de História, Educação e Ciências Humanas para o compartilhamento de pesquisas, experiências pedagógicas e reflexões crítica. O seminário será online.
Dentro da programação do seminário, o professor da UFTM, Gabriel Cardoso Bom, coordena o Grupo de Trabalho "Itinerários Formativos de Aperfeiçoamento (IFAs) como ferramentas de compromisso coletivo na escola", que acontecerá no dia 28 de agosto, às 14h. Também integram o GT, Roy Sollon Santos Costa Brancatti Borges e Ariel Nascimento Santos.
V Seminário Internacional de História e Educação
Desde sua primeira edição, realizada em 2021, o Seminário Internacional de História e Educação consolidou-se como um espaço profícuo de debates acadêmicos e fortalecimento de redes de pesquisa. A cada nova edição, reafirma-se o compromisso com uma abordagem interdisciplinar, crítica e situada dos processos educativos, das políticas de formação docente e das dinâmicas curriculares. Ao longo dos anos, o evento vem ampliando sua relevância e capilaridade, conectando instituições, pesquisadores e experiências educativas de diferentes regiões do Brasil e de diversos países da América Latina.
Em sua quinta edição, o seminário reafirma seu caráter internacional e latino-americano, buscando fortalecer os diálogos entre os contextos históricos, sociais e educacionais que marcam a realidade dos países do continente. A proposta é construir um espaço de interlocução sobre os desafios da formação docente, das políticas curriculares e das desigualdades educacionais a partir de olhares plurais, comprometidos com a justiça social, a diversidade e a valorização das experiências populares e territoriais.
A programação do evento contará com palestras, mesas de debates, minicursos e espaços para a apresentação de trabalhos acadêmicos, contemplando uma variedade de temas e abordagens que dialogam com a complexidade das práticas educativas em tempos de incertezas e transformações.
Mais do que um evento acadêmico, o Seminário Internacional de História e Educação constitui-se como um espaço de encontro, reflexão e mobilização coletiva em defesa de uma educação pública, democrática, crítica e inclusiva — uma educação que reconhece a importância da memória, da história e do compromisso com a transformação social nas Américas.
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