Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Prêmio

Trabalho de estudante da Pós-graduação em Psicologia da UFTM é premiado no Encontro Nacional de Sexualidade

Publicado: Quarta, 17 de Setembro de 2025, 10h44

 

O trabalho “Sex Education: Recurso audiovisual como estratégia facilitadora em processo promotor de saúde”, foi apresentado pela estudante do Programa de Pós-graduação em Psicologia da UFTM, Larissa Christine Jerônimo Neiva, e premiado no Encontro Nacional de Sexualidade 2025 que ocorreu em Uberlândia, nos dias 6 e 7 de setembro. O trabalho foi orientado pelo docente Tales Vilela Santeiro, em coautoria com Sara Santos Dias Costa, integrantes do Grupo de pesquisa liderado pelo professor.

O trabalho é decorrente do processo de Iniciação Científica “Sexualidade, uma discussão possível? Atravessamento da sexualidade em um grupo operativo com universitárias” da discente, registrado na Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação da UFTM, orientado pelo professor Tales e contou com bolsa de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI/UFTM).

O mesmo processo de IC do qual o trabalho premiado foi derivado, também foi indicado pela UFTM para concorrer ao 22º Prêmio Destaque na Iniciação Científica e Tecnológica (EDIÇÃO 2024) do CNPq, na área de Ciências Humanas, Letras e Artes.

Na pesquisa, recursos audiovisuais foram usados como estratégia para instigar o diálogo entre universitárias acerca de suas vivências no campo da sexualidade.

“Fiquei muito feliz com a premiação, porque é algo que demonstra um reconhecimento do nosso trabalho, além de reforçar que é muito possível reunir o interesse pessoal com as pesquisas que realizamos. E é um incentivo para continuar na pesquisa, visto que gostei tanto de fazer a IC que agora estou no Mestrado de Psicologia e Saúde. E também é um reconhecimento do trabalho em equipe, porque tive o apoio e incentivo da minha amiga, co-coordenadora do grupo e co-autora do artigo Sara Santos e do meu orientador Tales Vilela Santeiro, que me acompanha desde o início da graduação e é meu orientador no mestrado”, destacou Larissa.  

 

Larissa recebe prêmio noi Enasex
Larissa (centro) premiada com certificado no Enasex

 

O processo de Iniciação Científica

A pesquisa de Iniciação Científica “Sexualidade, uma discussão possível? Atravessamento da sexualidade em um grupo operativo com universitárias” foi uma pesquisa-ação, em que Larissa foi coordenadora e a co-coordenadora foi a psicóloga Sara Santos, que faz parte do grupo de pesquisa “Clínica psicanalítica brincar aprender pensar”, liderado pelo professor Tales Vilela Santeiro.

A equipe formou um grupo operativo por seis encontros semanais on-line com universitárias da UFTM. As participantes foram 19 mulheres, estudantes entre 19 e 39 anos, de sete cursos da área da saúde, de diversos períodos letivos. Onze participantes se autodeclararam heterossexuais, seis bissexuais e duas homossexuais. Quanto à autodeclaração étnico-racial, doze se autodeclararam brancas e sete negras. Durante os encontros foram conversadas diversas temáticas que perpassam a sexualidade. A pesquisa teve início em setembro de 2023 e terminou em agosto de 2024.

O objetivo do trabalho foi relatar as vivências estabelecidas em um grupo operativo focado em diálogos sobre a sexualidade, com universitárias. Portanto, o objetivo da pesquisa foi investigar como as universitárias compreendem, significam e vivem a sexualidade, por meio de diálogos desenvolvidos em encontros grupais operativos, com objetivos de promoção de saúde.

De acordo com Larissa, como potencialidade dessa experiência, está a possibilidade de ter um espaço para que estudantes universitárias possam compartilhar e refletir sobre questões relacionadas à sexualidade e seus diversos matizes.

Desde o início da graduação em Psicologia, a estudante participou do grupo de pesquisa. “Eu tive a oportunidade de ter várias experiências de trabalhar com grupos operativos. Além disso, sexualidade sempre foi uma temática que me chamou a atenção e por isso fiz parte do projeto de extensão “Educação para a Sexualidade: uma Proposta Interativa-conscientizadora para Professores e Alunos da Educação Básica” durante dois anos. Além disso, fui vice-coordenadora e coordenadora geral da Liga de Sexualidade (LiS). Então vi na Iniciação Científica a oportunidade de reunir três temáticas do meu interesse, a sexualidade, grupos operativos e saúde mental de universitárias. Além disso, a IC teve como fruto o artigo “Sexualidade: Vamos falar sobre isso? Relato de um grupo operativo com universitárias” que foi publicado na Revista Brasileira de Sexualidade Humana (https://www.rbsh.org.br/revista_sbrash/article/view/1215)

 

 Imagens: Isabela Costa/CRESEX

 

Fim do conteúdo da página