Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Evento

PIBID/UFTM participa do XIV Encontro Mineiro sobre Investigação na Escola

Publicado: Quarta, 24 de Setembro de 2025, 12h52

 

Nos dias 12 e 13 de setembro bolsistas de iniciação à docência, supervisão e coordenação de área do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID/UFTM) participaram do XIV Encontro Mineiro sobre Investigação na Escola (EMIE) , na cidade de Uberlândia. Os representantes da Universidade Federal do Triângulo Mineiro participaram  nas modalidades ouvinte e apresentação de trabalhos. 

Com a temática voltada para discutir a articulação do ensino, pesquisa e extensão na formação de professores e professoras, o evento foi espaço para socialização de vivências formativas que emergem das escolas ou relacionadas a elas, promovendo interações e debates entre professores de escolas; da universidade; e estudantes. 

Os represetantes da UFTM apresentaram  investigações realizadas nas escolas parceiras em Uberaba e Iturama. Nesse percurso, o papel das e dos licenciandos, enquanto docentes em formação inicial, foi efetivamente desempenhado, evidenciando empenho, dedicação e uma motivação fortalecida pelas coordenações das áreas de Biologia, Química, Interdisciplinar (Espanhol/Inglês), Alfabetização, Matemática, Física e Geografia. Tais áreas foram mobilizadas e instigadas por discussões didáticas, pedagógicas e formativas.

  

O XIV Encontro Mineiro sobre Investigação na Escola contribuiu para o aprimoramento das licenciandas e dos licenciandos.  Possibilitaram compartilhar práticas educativas e dialogar com outras experiências que também foram apresentadas, debatidas e refletidas durante o evento.  

A supervisora do subprojeto Interdisciplinar (Espanhol/Inglês) e também do IFTM, professora Tamara Lourenço,  destacou a oportunidade em participar de um evento que reuniu discussões sobre o PIBID, os desafios da docência contemporânea e a implementação de projetos inovadores na educação básica.  "O XIV Encontro Mineiro sobre Investigação na Escola representa um marco significativo para a trajetória das licenciadas e licenciandos , de professores e de todos os envolvidos na comunidade escolar. A experiência de imersão em um ambiente de troca de conhecimentos e experiências é, por si só, um convite ao aprimoramento contínuo", frisa Tamara.

Ainda segundo Tamara Lourenço, "encontros são importantes não apenas para o desenvolvimento individual do educador, mas para o fortalecimento de toda a comunidade acadêmica e escolar envolvida com a formação de futuros professores e a qualificação da educação pública brasileira.”

 

registrado em:
Assunto(s): Evento
Fim do conteúdo da página