Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Extensão Universitária

Projeto de extensão ensina crianças e adolescentes da Casa do Menor Coração de Maria a fazer doces

Publicado: Terça, 28 de Outubro de 2025, 10h53

 

O Projeto de Extensão "Aulas de balas alimentícias e confeitos na Casa do Menor Coração de Maria" realiza atividades com cerca de 100 crianças e adolescentes da instituição de Uberaba. Coordenado pela professora Francy Magdalena Zambrano Sarmiento Console, do Curso de Engenharia de Alimentos da UFTM, o projeto tem o objetivo de ensinar os adolescentes da Casa do Menor Coração de Maria a elaborar balas alimentícias e confeitos, de forma lúdica, dentro do âmbito da educação não formal com o intuito de melhorar a sua interação e inserção social.

“Na educação não formal, o lúdico, se tratando fundamentalmente de crianças, adolescentes e jovens permite proximidade e criação de vínculos, fornecendo ainda uma pluralidade de possibilidades de explicitação de sentimentos, emoções e desejos. Atividades lúdicas garantem uma aprendizagem significativa para a criança com dificuldades de aprendizagem, bem como o prazer, a socialização, o respeito e a individualidade”, explicou a docente.

A Casa do Menor Coração de Maria é uma creche comunitária que acolhe crianças e adolescentes até 14 anos no contraturno, oportunizando a pratica de socializar, informar, orientar, difundir e discutir, aspectos que envolvam a vida política, econômica, educacional, ambiental e social, no âmbito escolar, familiar e junto a sociedade civil. O projeto em questão complementa as atividades desta creche comunitária.

Além de Francy, os discentes da graduação Giovana Canoas, Lorena Manhol Sabo, Carlos Eduardo Lopes Souza, Beatriz Luana Domingos Rocha, Olivia Fagundes e Júlia do Carmo Silva ministram as aulas para as crianças e adolescentes, que acontecem às sextas-feiras, de acordo com o calendário acadêmico da UFTM. “Fazemos balas e confeitos diferentes em cada ocasião. Tentamos, na medida do possível (as temperaturas dos xaropes são superiores a 100 graus centígrados) que eles acompanhem o processo de elaboração e na sequência tem degustação para todas as crianças. Os recursos e materiais, quando há, ficam por conta da Casa do Menor Coração de Maria e por minha conta. O projeto não tem auxílio econômico”, comentou a coordenadora.

Entre os doces produzidos estão bala dura, bala colorida, bala mastigável, brigadeiro, maçã do amor, amendoim pralinê, entre outros. “Eu considero que seja um projeto de extensão muito importante para todas as partes que participam. As crianças aprendem de forma lúdica e os discentes desenvolvem novas habilidades e competências. Além disso, tem a parte social. As crianças e adolescentes gostam muito da atividade e sentem falta quando a gente não pode ir (férias UFTM). A diretora e as professoras e monitoras também gostam da atividade e a apoiam e acompanham”, concluiu. 

Acesse o perfil do projeto nas redes sociais:

https://www.instagram.com/projetobalasuftm?igsh=MXJveXp0aDExMzk0Zg==

 

Fotos: Arquivo do Projeto de extensão/UFTM

 

Fim do conteúdo da página