Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Inventário físico

UFTM realiza o Inventário físico 2025

Publicado: Terça, 25 de Novembro de 2025, 08h11

 Com o objetivo de melhorar a gestão patrimonial, a UFTM está organizando o inventário físico 2025, neste último bimestre do ano, com o envolvimento de todos os setores, por meio das subcomissões de inventário, cujos membros foram nomeados pelas Portarias de pessoal nºs 182, 184, 186 e 190/2025/PROAD. No dia 6 de novembro, a Proad convocou todos os membros dessas subcomissões para reunião de alinhamento dos trabalhos, que devem estar baseados na Instrução Normativa da Reitoria/UFTM Nº 5, de 20 de março de 2024. A reunião foi transmitida pela internet e sua gravação pode ser acessada aqui.

Historicamente, a falta de instrução normativa e a não realização de um inventário físico detalhado, com ampla participação das unidades organizacionais, têm causado problemas como grande quantidade de itens não localizados, não identificação de equipamentos ociosos que poderiam ser utilizados em diferentes setores, movimentação não autorizada de patrimônio, relatórios contábeis imprecisos etc. A organização do inventário físico 2025, com auxílio das subcomissões, tem o objetivo de minimizar todos esses problemas.

As subcomissões são responsáveis pelo envio do inventário de suas respectivas unidades organizacionais para a Divisão de Patrimônio  até o dia 12 de dezembro de 2025. Para que esse processo ocorra de forma eficiente , o apoio do gestor da unidade organizacional é fundamental, garantindo que todos colaborem com esse trabalho. As seguintes unidades organizacionais possuem subcomissão de inventário:

  1. Pró-Reitoria de Recursos Humanos;
  2. Pró-Reitoria de Planejamento;
  3. Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação;
  4. Pró-Reitoria de Extensão Universitária;
  5. Pró-Reitoria de Ensino;
  6. Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis;
  7. Comunicação Social;
  8. Prefeitura Universitária;
  9. Reitoria;
  10. Campus Universitário de Iturama;
  11. Centro de Educação Profissional;
  12. Instituto de Ciências Agrárias, Exatas e Biológicas de Iturama;
  13. Instituto de Ciências Biológicas e Naturais;
  14. Instituto de Ciências Exatas, Naturais e da Educação;
  15. Instituto de Ciências Tecnológicas e Exatas;
  16. Instituto de Ciências da Saúde;
  17. Instituto de Educação, Letras, Artes, Ciências Humanas e Sociais;

Cada servidor, independentemente de sua função, possui conhecimento específico e melhor acesso aos bens em sua área de atuação para garantir a precisão e a completude do processo. Assim, a colaboração coletiva não apenas acelera o trabalho, mas assegura a confiabilidade dos dados registrados, minimiza erros de contagem ou identificação e reforça o senso de propriedade institucional. Quando todos compreendem e abraçam o propósito comum do inventário, a sua realização transcende de uma mera obrigação administrativa para se tornar uma oportunidade de reforçar a cultura organizacional de responsabilidade compartilhada com o bem público e comprometimento com a excelência em gestão. Colaborem com os trabalhos de sua subcomissão de inventário.

A realização do inventário físico anual não é optativa, mas uma exigência dos órgãos de controle, particularmente do Tribunal de Contas da União (TCU), que fiscaliza o patrimônio das instituições federais. O cumprimento desta exigência é condição essencial para que a UFTM assegure transparência na gestão dos recursos públicos, atenda aos padrões de accountability esperados pela sociedade e mantenha sua credibilidade institucional. Ao participar ativamente do inventário, cada servidor contribui não apenas para o cumprimento de uma obrigação legal, mas para a consolidação de práticas administrativas que reafirmam o compromisso da universidade com a integridade, a eficiência e o respeito aos bens públicos. Esta é uma responsabilidade de todos, um imperativo institucional que nos une em prol do bem comum.

No início de 2026, a comissão geral de inventário apresentará o relatório geral de inventário, que fornecerá de maneira mais precisa informações como a quantidade de bens inventariados, o valor dos bens inventariados e a porcentagem de bens não localizados de cada unidade administrativa. Os resultados deste relatório proporcionarão diretrizes para melhorias na realização do próximo inventário físico. Segundo o Pró-Reitor de Administração, Lauro Osiro, com ciclo de melhoria contínua desse processo, conseguiremos minimizar a quantidade de inconsistências como itens não localizados, equipamentos ociosos e itens permanentes não patrimoniados. Além de melhorar a confiabilidade dos relatórios contábeis perante os órgãos de controle e toda a sociedade.

Fonte: Pró-Reitoria de Administração (PROAD) 

Fim do conteúdo da página