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EQUIPES E CONTATOS | PROACE   


Setor de Acompanhamento Pedagógico Discente - SAPED/PROACE

 

O Setor de Acompanhamento Pedagógico Discente - SAPED realiza o acompanhamento pedagógico dos discentes dos cursos de graduação da UFTM.



De acordo com a Portaria 232, de 08/10/2024, da Reitoria, que aprovas as Normas de Organização da UFTM, são competências do Setor de Acompanhamento Pedagógico Discente - SAPED:
I - Desenvolver projetos e ações de apoio pedagógico que visem à permanência e o sucesso acadêmico dos discentes de graduação da Sede, contribuindo para a redução das taxas de evasão e retenção;
II - Disponibilizar Atendimento Pedagógico Individual – API, presencial ou remoto, para discentes da UFTM oriundos de demandas espontâneas, de convocação ou de encaminhamento dos docentes, coordenadores de curso e servidores da PROACE;
III - Encaminhar os discentes a outras unidades da PROACE e da UFTM, conforme as demandas identificadas em anamnese pedagógica, bem como para rede de serviços educacionais disponíveis no município, quando necessário;
IV - Realizar sessões de atendimento pedagógico quando a demanda diagnosticada em anamnese for pedagógica;
V - Efetuar o acompanhamento pedagógico dos discentes da UFTM, por meio de projetos e ações estratégicas,
prioritariamente aqueles atendidos no Programa de Assistência Estudantil, conforme ato normativo interno;
VI - Analisar o histórico acadêmico e levantar dados estatísticos referentes ao rendimento e frequência dos discentes da UFTM, beneficiados pelo Programa de Assistência Estudantil;
VII - Analisar o rendimento acadêmico, a frequência e o histórico de matrículas anteriores dos alunos em processo de avaliação para concessão de auxílios financeiros;
VIII - Realizar Atendimento Pedagógico Individual – API presencial ou remoto, por demanda ou por convocação, para os discentes inseridos no Programa de Assistência Estudantil;
IX - Realizar Atendimento Pedagógico Coletivo – APC por convite, para toda a comunidade acadêmica, ou por convocação, para os discentes inseridos no Programa de Assistência Estudantil;
X - Promover projetos e ações de apoio pedagógico direcionados aos discentes com dificuldades de aprendizagem e/ou baixo rendimento, deficiência ou Necessidades Educacionais Específicas – NEE;
XI - Planejar, executar e acompanhar as ações referentes ao Programa de Apoio Pedagógico de Monitoria Inclusiva para apoio a alunos com deficiência, restrições permanentes ou transitórias ou Necessidades Educacionais Específicas – NEE;
XII - Realizar acompanhamento pedagógico dos monitores do Programa de Apoio Pedagógico de Monitoria Inclusiva para apoio a alunos com Necessidades Educacionais Específicas – NEE;
XIII - Promover projetos e ações de orientação pedagógica direcionados aos discentes da UFTM, referentes a currículo acadêmico, organização da vida acadêmica e estratégias para os estudos;
XIV - Prestar orientação pedagógica aos docentes, coordenadores de curso e outros possíveis demandantes sobre discentes em acompanhamento pedagógico;
XV - Participar de ações de acolhimento dos alunos ingressantes promovidas pela PROACE e outras unidades organizacionais da UFTM.


 

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