
Apresentação
O Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (PPGCS/UFTM) tem por finalidade qualificar profissionais para o exercício das atividades de ensino e pesquisa. Buscamos o desenvolvimento das habilidades necessárias para delineamento e execução de pesquisa científica, bem como ampliação e o aprofundamento de conhecimentos nas áreas de concentração e habilidade para docência possibilitando a obtenção dos títulos acadêmicos de Mestre e de Doutor em Ciências da Saúde com ênfase nas seguintes áreas de concentração: Patologia Investigativa, Imunologia Básica e Aplicada ou Medicina Translacional.
Objetivo
O PPGCS/UFTM está estruturado, planejado e implementado de modo que os alunos possam adquirir as seguintes habilidades:
I - Relacionar o conhecimento de Ciências da Saúde com o de outras áreas afins, fortalecendo a multidisciplinaridade;
II - Desenvolver domínio na área do conhecimento em que se vinculou através da utilização de técnicas experimentais e teóricas;
III - Conhecimento acadêmico para lecionar em nível de graduação e de pós-graduação;
IV - Desenvolver pesquisas de forma que os seus resultados contribuam para o progresso da ciência e, ao mesmo tempo, sejam reconhecidos pela Sociedade e pela comunidade científica;
V - Desenvolver habilidade para redigir trabalhos de pesquisa, bem como de apresentar e publicar, em eventos e periódicos científicos, os seus resultados.
Área de Concentração
(I) Patologia Investigativa antes denominada, Patologia humana ou Patologia Básica e Experimental, visa desenvolver e promover metodologias de ensino e de pesquisa aplicáveis ao estudo das causas, mecanismos e das alterações morfofuncionais, bem como, da evolução do conhecimento na área da Saúde com vistas ao entendimento dos fenômenos biológicos normais e o seu envolvimento nos processos patológicos. Esta área de concentração contempla todo escopo inicial do PGCS, em que grande parte dos estudos eram realizados em material de autopsia e biópsia. Porém, com o avançar da patologia molecular e o emprego de técnicas mais modernas, os estudos foram se aprimorando e além das amostras derivadas de humanos as pesquisas estão sendo realizadas in vitro e in vivo. Visamos assim, compreender os mecanismos celulares e moleculares envolvidos na patogênese das doenças. Neste contexto, esta área de nosso programa é norteada por três linhas de pesquisa: “Aspectos morfológicos, celulares e moleculares das doenças”; “Estudos em modelos experimentais de doenças” e “Fisiopatologia das neoplasias”.
(II) Imunologia Básica e Aplicada conta com duas linhas de pesquisa “Imunopatologia das doenças infectoparasitárias, hematológicas e inflamatórias” e “Imunobiologia e Imunoterapia das neoplasias”. A ideia dessa área de pesquisa no PGCS vem ao encontro dos inúmeros projetos já realizados por parte dos pesquisadores e na tradição de ensino / pesquisa e atendimento à população pelo hospital de clínicas da UFTM que aborda justamente as linhas descritas acima. De maneira mais especifica, pretende-se desenvolver pesquisas que versam sobre a investigação de parâmetros celulares e moleculares de aspectos imunológicos tanto em modelos experimentais quanto em amostras de pacientes para que são atendidos no hospital de clínicas na tentativa de contribuir com a ciência em si ou fornecer subsídios para o melhor atendimento aos pacientes acometidos por cada uma das patologias identificadas.
(III) Medicina Translacional, que aborda um dos mais inovadores ramos da investigação científica nas ciências biológicas e da saúde. É um campo emergente para previsão, prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças. Seu principal objetivo é avançar e acelerar as pesquisas da bancada à beira do leito, bem como o caminho inverso, reduzindo a lacuna entre as descobertas moleculares, genéticas e celulares e sua aplicação aos pacientes. Neste contexto, esta área de nosso programa é norteada por duas grandes linhas de pesquisa: “Aspectos clínicos, diagnósticos e terapêuticos das doenças” e “Endocrinologia, metabologia e desenvolvimento humano”. Estas linhas de pesquisa abrangem importantes projetos de pesquisa que visam a transposição de conceitos obtidos nas pesquisas básicas para a prática clínica, bem como elucidar fenômenos e mecanismos de situações observadas na prática clínica através de estudos celulares e moleculares. Nestes aspectos, nosso programa conta com infraestrutura avançada para as avaliações clínicas, estando diretamente vinculada ao Hospital de Clínicas da UFTM, bem como conta com as mais modernas tecnologias de investigação celular e molecular e ciências ômicas.
Linhas de Pesquisa
Patologia Investigativa – ÁREA DE CONCENTRAÇÃO
Aspectos morfológicos, celulares e moleculares das doenças
Visa compreender os mecanismos celulares e moleculares envolvidos na patogênese das doenças, bem como as alterações morfofuncionais e evolução dos processos patológicos humanos. Nesta linha a maior parte dos estudos são realizados em material proveniente de autopsias e biópsias.
Estudos em modelos experimentais de doenças
Visa desenvolver e promover metodologias de ensino e de pesquisa aplicáveis ao estudo das causas e dos mecanismos gerais das doenças, com vistas ao entendimento dos fenômenos biológicos por meio da utilização de modelos experimentais.
Fisiopatologia das neoplasias
Visa o conhecimento e aprimoramento dos mecanismos envolvidos no desenvolvimento das neoplasias, por meio de metodologias modernas utilizadas na patologia molecular, incluindo estudos em neoplasias humanas, com avaliações in vitro e in vivo.
Imunologia básica e aplicada – ÁREA DE CONCENTRAÇÃO
Imunopatologia das doenças infecto parasitarias, hematológicas e inflamatórias
Visa caracterizar os diferentes mecanismos imunes ativados, seja no modelo experimental ou no paciente, bem como os mecanismos de evasão ou imunossupressão característicos das doenças estudadas.
Imunoterapia das neoplasias
Vários aspectos são abordados, desde a avaliação de imunoterápicos em recuperar a saúde e homeostasia do paciente, até o possível efeito do tratamento em interferir com a resposta imune da paciente frente as neoplasias.
Medicina Translacional – ÁREA DE CONCENTRAÇÃO
Aspectos clínicos, diagnósticos e terapêuticos das doenças
Contempla todos os projetos do PGCS relacionados à investigação clínica, bem como os que utilizam diferentes formas de intervenções, sejam cirúrgicas, terapêuticas e/ou o desenvolvimento e avaliação de novos métodos de diagnóstico e avaliação prognóstica.
Endocrinologia, metabologia e desenvolvimento humano
Abrange projetos de pesquisa que visam avaliar crianças e adultos com alterações no metabolismo, por meio de avaliação clínica, dosagem de proteínas e mediadores relacionadas com a patogênese das doenças, bem como avaliando testes laboratoriais.
Coordenação
Prof.ª Juliana Reis Machado e Silva - Coordenadora Prof. Virmondes Rodrigues Junior - Coordenador Substituto E-mail: pgcs@uftm.edu.brSecretaria
Tuânia Alves Cunha André E-mail: sec.pgcs@uftm.edu.br Telefone: (34) 3318-5154 | 5176Endereço
Av. Getúlio Guaritá, 130, HC-UFTM - Bairro Abadia Uberaba/MG - CEP: 38025-440Público Alvo
Poderão candidatar-se ao programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde os graduados em áreas da saúde, bem como áreas afins, desde que demonstrem sólidos conhecimentos e orientação profissional para as Ciências da Saúde e áreas correlatas.
Requisitos de acesso
Mestrado Graduação na Área de Ciências da Saúde e afins.
Doutorado Mestrado na Área de Ciências da Saúde e afins.
Pós-Doutorado Doutorado na Área de Ciências da Saúde e afins.
Informações Adicionais
Ano de aprovação do curso / Autorização de funcionamento 1987
Titulação conferida Mestrado / Doutorado / Pós-Doutorado
Modalidade Presencial
Forma de ingresso Processo Seletivo. Periodicidade: Semestral. Prova e Títulos.
Cidade Uberaba
Redes Sociais