Pesquisa reflete sobre educação científica a partir de estudos decoloniais

Publicado: Quarta, 22 de Março de 2023, 15h32

Resultado de estudos e pesquisas relacionados ao Grupo de Estudos e Pesquisa em Interculturalidade e Educação em Ciências – GEPIC, registrado junto ao CNPq, sob a liderança do professor Danilo Seithi Kato, vinculado ao Instituto de Ciências Exatas, Naturais e da Educação – ICENE, foi publicado pela revista internacional  Cultural Studies of Science Education o artigo Decolonial scientific education to combat ‘science for domination’.

O artigo tem como autores o professor Danilo; Arthur Galamba, docente e pesquisador vinculado ao King's College, London;  e Bruno Andrade Pinto Monteiro, docente da Universidade Federal do Rio de Janeiro e coordenador da Rede Internacional de Estudos Decoloniais em Educação Científica e Tecnológica  - RIEDECT. A publicação também traz estreita relação com pesquisas desenvolvidas no Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE/UFTM, onde o professor Danilo também atua como docente, orientando, inclusive, pesquisas relacionadas ao tema.

O artigo reflete sobre o fato de a educação científica convencional estar contaminada por valores e funções neoliberais a serviço de dominação e exploração política, no sentido ainda de que uma educação científica neoliberal e exploradora não contribui para a construção de um mundo sustentável e justo. Em um contexto geral, discute sobre as possibilidades de se pensar a educação científica a partir do aporte dos estudos decoloniais no Brasil.

ACESSEDecolonial scientific education to combat ‘science for domination’