Pesquisa reflete sobre educação científica a partir de estudos decoloniais
Resultado de estudos e pesquisas relacionados ao Grupo de Estudos e Pesquisa em Interculturalidade e Educação em Ciências – GEPIC, registrado junto ao CNPq, sob a liderança do professor Danilo Seithi Kato, vinculado ao Instituto de Ciências Exatas, Naturais e da Educação – ICENE, foi publicado pela revista internacional Cultural Studies of Science Education o artigo Decolonial scientific education to combat ‘science for domination’.
O artigo tem como autores o professor Danilo; Arthur Galamba, docente e pesquisador vinculado ao King's College, London; e Bruno Andrade Pinto Monteiro, docente da Universidade Federal do Rio de Janeiro e coordenador da Rede Internacional de Estudos Decoloniais em Educação Científica e Tecnológica - RIEDECT. A publicação também traz estreita relação com pesquisas desenvolvidas no Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE/UFTM, onde o professor Danilo também atua como docente, orientando, inclusive, pesquisas relacionadas ao tema.
O artigo reflete sobre o fato de a educação científica convencional estar contaminada por valores e funções neoliberais a serviço de dominação e exploração política, no sentido ainda de que uma educação científica neoliberal e exploradora não contribui para a construção de um mundo sustentável e justo. Em um contexto geral, discute sobre as possibilidades de se pensar a educação científica a partir do aporte dos estudos decoloniais no Brasil.
ACESSE: Decolonial scientific education to combat ‘science for domination’
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