Página inicial > Comunicados Biblioteca > Conheça a plataforma digital de livros "Minha Biblioteca" e saiba como utilizar na UFTM
Minha Biblioteca

Publicado: Terça, 09 de Fevereiro de 2021, 08h48

Com o objetivo de proporcionar aos discentes, docentes e técnicos da UFTM uma solução digital para ampliar o acesso a diversos conteúdos de diferentes editoras acadêmicas, a Pró-Reitoria de Ensino da UFTM - Proens, por meio da Biblioteca Universitária, disponibilizará a partir desta terça-feira, 9 de fevereiro de 2021, para toda a comunidade, acesso à plataforma digital de livros “Minha Biblioteca”.

O acesso será possível pela assinatura temporária da plataforma digital de livros pelo tempo de dois anos. Com a assinatura, a estimativa é de que cerca de 10.000 usuários da UFTM sejam atendidos. O acervo digital é composto por obras de 15 grandes editoras acadêmicas do Brasil e 38 selos editoriais. A plataforma disponibilizará para os usuários da UFTM títulos técnicos, acadêmicos e científicos, em português, divididos em 7 catálogos: Medicina, Saúde, Exatas, Jurídica, Sociais Aplicadas, Pedagogia e Artes e Letras, que atendem à bibliografia de mais de 250 cursos de graduação.

Para o pró-reitor de Ensino da UFTM, professor Wagner Roberto Batista, a aquisição da assinatura da biblioteca digital foi, sem dúvida, uma ação assertiva e estratégica para o ensino dos cursos de graduação. Considerando o desenvolvimento dos cursos em modo remoto, a disponibilidade do acervo dessa biblioteca virtual proporcionará aos estudantes e professores inúmeras facilidades que favorecerão a melhoria dos processos de ensino e aprendizagem.

"O acesso virtual às milhares de obras disponíveis facilita o acesso ao conhecimento, otimização do tempo, além de evitar, dentro do contexto pandêmico, a exposição dos usuários. Destaca-se, também, o impacto positivo proporcionado na avaliação dos cursos de graduação realizada pelo MEC. A Proens agradece ao reitor, professor Luiz Fernando Resende dos Santos Anjo, pela acolhida dessa necessidade apresentada pela Proens e a realização desta assinatura, considerando principalmente a relevância para os cursos de graduação, bem como aos demais de nossa Universidade”, pontuou professor Wagner.

Para a diretora da Biblioteca Universitária da UFTM, Rachel Inês da Silva, a disponibilização desse recurso atualmente é uma forma de auxiliar os discentes, docentes e técnicos administrativos na continuidade de atividades de ensino, pesquisa e extensão. "Com a restrição do acesso físico às bibliotecas, pela necessidade de distanciamento social como medida de prevenção à disseminação do coronavírus, uma das formas de continuar tendo acesso aos recursos informacionais é acessando o conteúdo disponível na plataforma de livros eletrônicos de qualquer lugar, seja por computadores ou dispositivos móveis como celulares e tablets", acrescentou a diretora da Bilbioteca Universitária.

Acesso à Plataforma

O acesso à plataforma deve ser feito por meio de login e senha. Na UFTM, o acesso dos alunos será via SISCAD e o acesso dos servidores (técnicos e docentes) será via Sistema Integrado. Basta realizar o login nos sistemas e clicar no ícone com o link da plataforma Minha Biblioteca.

Acesso à plataforma via Siscad será feito ao clicar no botão com o logotipo da plataforma Minha Biblioteca
Acesso à plataforma via Siscad será feito após realizar o login e clicar no botão com o logotipo da plataforma Minha Biblioteca

Acesso à plataforma via Sistema Integrado UFTMNet será feito após realizar o login e clicar no botão com o logotipo da plataforma Minha Biblioteca na tela inicial do Sistema. Acesso poderá ser realizado também pelo menu do sistema ao clicar na opção Acadêmico -> Biblioteca - > Minha Biblioteca.

Tutoriais para pesquisa na plataforma e funcionalidades:

Acompanhe o vídeo sobre o funcionamento da plataforma

Assista ao tutorial com informações sobre a plataforma

Tutorial: https://youtu.be/A0gU_476OsA

Mais informações:

Central do cliente: https://suporteminhabiblioteca.zendesk.com/hc/pt-br/requests/new

Em caso de eventuais dúvidas, entrar em contato com a Biblioteca Central da UFTM pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

registrado em: ,
Assunto(s): plataforma digital ,