Apresentação do Curso
O programa de mestrado acadêmico em Educação em Ciências e Matemática da UFTM tem como área de concentração o "Ensino de Ciências e Matemática".
Os egressos formados pelo Mestrado em Educação em Ciências e Matemática poderão atuar tanto na Educação Básica quanto no Ensino Superior com visão crítica acerca dos processos de ensino e de aprendizagem da Física, Química, Ciências Biológicas, Matemática, Educação do Campo e de áreas afins.
Objetivo
O objetivo central do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática da UFTM é produzir conhecimento que propicie elementos teóricos, conceituais e metodológicos para a formação de pesquisadores na área de Educação em Ciências e Matemática. Ainda:
a) Promover estudos e pesquisas no campo da Educação em Ciências e Matemática; b) Garantir a pesquisa em Educação em Ciências e Matemática como processo contínuo à formação de professores, que subsidia o desenvolvimento de uma visão ampla e crítica em relação à área; c) Formar pesquisadores com vistas a melhoria do Ensino de Ciências e Matemática para uma Educação Científica alicerçada nos aspectos intra, inter, pluri e transdisciplinar do conhecimento.
Área de Concentração
Ensino de Ciências e Matemática A área de concentração Ensino de Ciências e Matemática é concebida em seu caráter interdisciplinar. A aproximação e a integração de saberes disciplinares das áreas do Ensino de Ciências e da Educação Matemática possibilitam um novo olhar para as questões do ensino, da aprendizagem, do currículo e da formação de professores e pesquisadores. Em um mundo cada vez mais complexo e multicultural, a área constitui-se em um desafio epistemológico para as demandas contemporâneas ao realizar a crítica a teorias, conceitos, modelos e explicações antes ditos suficientes para a resolução de problemas científicos e sociais. Nesta perspectiva, a área propõe a desfragmentação do conhecimento, na medida em que o amplia e o problematiza a partir de tendências antropológicas, filosóficas, históricas, linguísticas, psicológicas e sociológicas que resultam em contribuições teóricas e metodológicas para a área de Ensino de Ciências e Matemática.
Linhas de Pesquisa
Currículo, Docência e espaços de formação para a Educação em Ciências e Matemática Concebe a docência enquanto construção diacrônica, a fim de compreender os espaços e atores envolvidos nessa formação, bem como suas relações com a profissão, currículo e espaços formativos no que tange a área de Educação em Ciências e Matemática.
Cultura, construção do Conhecimento e suas interfaces com a Educação em Ciências e Matemática Compreende a Ciência como um dos conhecimentos culturais construídos pela humanidade em sua pluralidade de visões de mundo. Discute os fatores internos e externos à atividade científica de modo a possibilitar a compreensão dos conceitos, teorias, métodos da ciência e da matemática e seus processos de ensino e aprendizagem, no âmbito da Educação em Ciências e Matemática.
Coordenação
Prof.ª Dr.ª Daniele Cristina de Souza - Coordenadora Prof. Drª. Janaína Farias de Ornellas - Coordenadora Substituta E-mail: ppgecm@uftm.edu.br Telefone: (34) 3331-3158Secretaria
Donato Alcino Souza Neto E-mail: sec.ppgecm@uftm.edu.br Telefone: (34) 3331-3158Endereço
Av. Randolfo Borges Júnior, 1400 Unidade III – 3º Andar – sala 306, Bairro Univerdecidade CEP 38064-200 - Uberaba-MGPúblico Alvo
Licenciados em Física, Química, Ciências Biológicas, Matemática e Educação do Campo, além de egressos de áreas afins.
Requisitos de acesso
Licenciatura em Física, Química, Ciências Biológicas, Matemática, Educação do Campo ou áreas afins.
Informações Adicionais
Ano de aprovação do curso / Autorização de funcionamento 2019
Titulação conferida Mestrado
Modalidade Presencial
Forma de ingresso Processo Seletivo – Anual
Cidade Uberaba
Redes Sociais